Gestão de RH
Por: vallerynha • 22/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 636 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o tema “ HSBC condenado a pagar R$ 67,5 milhões por espionar funcionários”, oferecendo material de discussão do mesmo. Cabendo recurso ao banco, este não se pronuncia a respeito, deixando espaço para livre opinião dos leitores.
A espionagem, vigiava 152 funcionários em situações até de caráter constrangedor. Ocorreu no período de 1999 a 2003. E sua motivação foi o alto índice de afastamento de funcionários por licença médica.
A procuradoria do trabalho entende que a decisão do caso poderá criar bases de julgamento para possíveis casos futuros.
2 DESENVOLVIMENTO
O banco HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar 152 funcionários entre os anos de 1999 a 2003. Sem duvida, podemos afirmar que mesmo que analisemos o caso de diferentes ângulos nenhum deles com certeza dará algum sinal de ética e moral. Respeito e credibilidade (empresa x funcionários) foram deixados para trás nesse caso.
A empresa investigava os funcionários em diferentes estados brasileiros onde eles eram acompanhados dia-a-dia em seus horários de saída e retorno à residência, meios de transportes, antecedentes criminais, vestiários, seus hábitos e costumes e até mesmo suas posses de bens. Até onde essa investigação poderia ir? Até onde os funcionários podem confiar na empresa?
Vemos ai uma grande quebra de ética e até mesmo de moral, que tanto se preserva ou dizem ser preservada em ambientes profissionais. Não acredito que os responsáveis por essa “espionagem” não pararam pra analisar e ver que estavam invadindo a privacidade de cada funcionário.
A empresa contratada para investigar ( Centro de Inteligência Empresarial - CIE) que utilizando de vários artifícios, como por exemplo: disfarces de pesquisadores, entregador de flores, alem de mexer nos lixos e adentrar nas residências com maquinas fotográficas e filmadoras.
Em 2009 a consultoria (Covalence) de Genebra elege o banco HSBC como a empresa mais ética do planeta dentre as 541 multinacionais de 18 setores. Empresa mais ética do planeta? Sinceramente é um choque entre duas noticias de comportamento da mesma empresa. Qual será a verdadeira empresa HSBC? Como uma empresa que investiga funcionários sem autorização por anos é eleita a empresa mais ética do planeta?. Neste caso felizmente mesmo que em primeira instancia o (MPT-PR) multa a empresa onde a decisão também proíbe do HSBC de realizar investigações ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada
...