O Folder Surdez
Por: Daniel Da Rocha Vieira • 25/9/2023 • Ensaio • 649 Palavras (3 Páginas) • 57 Visualizações
[pic 1]
Nome: Daniel Da Rocha Vieira Curso: Técnico em Enfermagem
Data de entrega: 19/09/2023 até 18h (aula remota devido ao mau tempo)
Disciplina de Libras
De acordo com PERLIN (1998, pg. 52):
“É fundamental olharmos para a Identidade Cultural Surda dentro de um contexto multicultural, onde a identidade é algo em questão, em construção, uma construção móvel que pode frequentemente ser transformada ou estar em movimento, e que empurra o sujeito em diferentes posições”.
Fica nítido em sua fala que as Identidades Surdas assumem formas diferenciadas de acordo com o ambiente em que os sujeitos surdos são/foram expostos, apresentando um perfil diversificado. Não podemos esquecer que a origem familiar destas pessoas também contribui com a constituição da identidade dessas pessoas, principalmente os oriundos de famílias:
- Sujeito surdo - filho de pais surdos;
- Sujeito surdo - filho de pais ouvintes;
- Sujeito ouvinte - filho de pais surdos.
Levando em consideração todos estes fatores apresentados, faça um levantamento de quantas Identidades Surdas podem ser encontradas, explique cada uma de acordo com o perfil destes sujeito.
Bom trabalho. Atenciosamente
Crisiane Soares
[pic 2]
A diversidade de identidades surdas reflete o modo como essas pessoas se relacionam com a deficiência e consigo mesmo, precisamos destacar que a adoção de tais identidades assim como toda a consturção identitária, se dá pela influência do meio em que o sujeito se desenvolve.
Podemos destacar como principais identidade surda:
Identidade de transição > Define o surdo que gradativamente abandona ouvinte e passa a adotar a cultura surda utilizando recursos mais visuais para se comunicar com outros.
Identidade Incoformada > Define a pessoa surda que não consegue incluir-se na identidade ouvinte hegemônica e entende a sua identidade surda como inferior, ao passo em que é considerado deificiente.
Identidade flutuante > Define a pessoa que busca incluir-se na cultura ouvinte em detrimento da cultura surda.
Identidade Hibrida > Define a pessoa surda que nasceu ouvinte e adquiriu a surdez ao longo da vida.
Identidade Incompleta > Define a pessoa surda que socializa com ouvintes,fazendo leitura labial ou uso de aparelho auditivo. São perfis que não utilizam a lingua de sinais e buscam outros recursos para se comunicar.
Sendo assim podemos identificar que um ¨sujeito surdo filho de pais surdos¨ tem sua identidade surda,se comunica apenas em lingua de sinais, apresenta características culturais e uma maneira de estar no mundo que se baseia na visuabilidade; Enquanto que um ¨sujeito surdo filho de pais ouvintes ¨tem sua identidade de transição já que tentam estar no mundo pela perspectiva ouvintes; e um ¨sujeito ouvinte filho de pais surdos¨ tem uma experiência única que pode ser enriquecedora e influenciar a identidade dessa pessoa.
...