Resumo Direção de Arte
Por: Julio Cesar • 30/4/2019 • Resenha • 910 Palavras (4 Páginas) • 217 Visualizações
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Direção de Arte Publicitária
Mídias Impressas e outros[pic 1]
- Criatividade: capacidade de criar soluções com visões diferenciadas para problemas conhecidos. Elas saem do padrão.
- Tipografia
- Família tipográfica: compreende todas as variações de uma mesma fonte, como espessura, largura, altura, serifas, etc.
- Tipos de fontes: com e sem serifa, manuscrita, decorativa, etc.
- Atenção: é preciso saber qual é o texto, quem vai ler, qual a mídia em que ele vai ser reproduzido, tudo precisa ser levado em consideração.
- Princípios da direção de arte
- Estética: trata do belo, da organização visual (diagramação).
- Direção de arte: conteúdo + formal. É a junção da informação com a estética da peça, a direção de arte vai cuidar de toda a parte visual.
- Elementos da direção de arte
- Agrupamento: organizar, proximidade
- Alinhamento: unificar + organizar = equilíbrio
- Repetição: fortalecer + organizar = criar um padrão
- Contraste: criar interesse e organizar
- Ponto: posição no espaço
- Linha: trilha deixada pelo ponto
- Plano: linha em movimento
- Ritmo: mudanças ou variações
- Respiro: espaço em branco, equilíbrio
- Movimento: continuidade
- Textura: tato, sensação, olho
- Campanha publicitária
- Fases: concepção (briefing, brainstorm), produção (artefinalista) e reprodução (impressão).
- O que é: a campanha publicitária é um conjunto de peças criadas com o mesmo objetivo de comunicação. Elas devem ter um conceito e posicionamento, e estes devem ser muito claros.
- Brainstorm: no brainstorm, como todo mundo já sabe, não existem regras, MAS, existem princípios. Para ter um bom brainstorm uma ideia é fazer um painel semântico, que é um conceito criativo visual. Podemos fazer ele com anotações, com APPS existentes que ajudam, e nesses casos é bom anotar a relação entre tudo que você vai encontrando, fazer um mind map, etc. Bons passos para um brainstorm seriam fazer essa primeira fase onde se tem ideias sem limitação nenhuma, logo após fazer um filtro das melhores ideias até então, e aí fazer outro filtro agora levando em conta o budget, o objetivo da campanha, as necessidades apresentadas no briefing, para aí fazer um rough.
- Peça publicitária
- O que é um projeto gráfico: é o planejamento das características gráficas visuais de uma peça gráfica. Ele é muito faseado também.
- Suporte: é a superfície onde a tinta vai ser aplicada (papel, camisetas, lonas). E aí podem variar o tipo, a cor, o que vai acabar ditando algumas regras para a criação. Porque por exemplo, um logo impresso em revista num fundo branco não vai ser a mesma coisa que um logo impresso numa camiseta preta.
- A marca: devemos ser guardiões da marca e prezar por manter a identidade visual dela, para isso existem os manuais de identidade que explicam tudo, eles devem ser levados a sério! Em algo impresso ela nunca pode ficar maior que o próprio produto que esta anunciando, mas é necessário que aparaça.
- Mídia e não mídia: mídia é tudo onde vai ter que pagar pra anunciar. Revista, jornal, tv, rádio, outdoor, etc. Não mídia são locais em que ninguém recebe para expor, tipo padaria e bar com placas, fachadas, etc da coca-cola.
- Mídia impressa
- Sangria: “sangrar” significa fazer a arte ultrapassar o limite do formato final. No processo de impressão o material é cortado (refilado) no tamanho certo, e nisso pode acabar perdendo até 3mm de tamanho se não tiver borda, mas dependendo do material pode acontecer na lombada também, como revistas, por exemplo.
- Folheteria: Flyer: a ideia é que voe quando jogado, ele só tem impressão de um lado.
Panfleto/folheto: papel mais grosso, impressão dos dois lados e pode ter dobras.
Take-one: é tipo panfleto mas pode ter mais informação e tal porque vai ser disponibilizado para o cliente pegar e levar pra casa, e se ele pegou, ele tem interesse.
Catálogo: grande, tem dobra, possui muito conteúdo, pode ser usado tanto para divulgar produtos como para divulgar empresas.
Poster: o poster é maior, geralmente vai ser lido a no mínimo 2mt de distância, pode ser uma forma de anunciar preços, e costuma ser colocado em padarias e tal, e ai entra como não-mídia. - Banner: banner é na vertical, na horizontal é FAIXA
- Outdoor: outdoors podem ser de papel, fita adesiva, ou lona. Lona é mais caro mais dura mais. Você pode colocar backlight ou frontlight nele para que ele também seja visível durante a noite.
- Merchandising: todos aqueles baguios que tem no PDV. O jeito que as caixas ficam empilhadas nas ilhas no mercado.
Régua de gôndola: faixa na estante do produto, geralmente tem preço, e da mais visibilidade pro local onde o produto tá.
Stopper: uma plaquinha pendurada perpendicularmente na gondola, na altura dos olhos do cliente.
Clip Strip: faixa com produtos pendurados para ter uma saída melhor. Tipo o queijinho pendurado na gondola do macarrão.
Adesivo de chão: adesivo de chão ne.
Wobbler: fica pendurado na régua, saltando pra fora.
Mobile: fica pendurado no teto por fio de nylon.
Totens: estruturas maiores, do tamanho de uma pessoa (ou não). Podem ser de papelão, de plástico, madeira, aí depende. - Jornal: para anunciar no jornal temos que pensar em qual cadernos vamos ficar, quantas colunas, que tamanho vamos precisar, que tipo de jornal (visto que tem tabloid, standart, etc). O papel do jornal não paga imposto e é uma bosta, muito difícil de trabalhar com ele.
- Mídia Kit: é praticamente o currículo dos veículos de comunicação. Eles mostram todos os benefícios de se trabalhar com eles, o que eles podem oferecer, e principalmente, COMO anunciar neles. Por exemplo, um jornal vai mostrar todas as opções que você tem para anunciar nele, enquanto outro jornal vai ter outro modo de fazer isso.
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