Resumo artigo acadêmico
Por: Caio Pegoraro • 9/9/2015 • Resenha • 437 Palavras (2 Páginas) • 385 Visualizações
Universidade Federal de São Carlos[pic 1]
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Departamento de Computação
[pic 2]
Resumo do artigo selecionado:
Harison, Steve, Phoebe Sengers; and Deborah Tatar, “Making epistemological trouble: Third paradigma HCI as sucessor Science”. Interacting with Computers 23.5 (2011).
Caio Cesar Almeida Pegoraro, RA: 489000
Pedro Henrique Romaoli Garcia, RA: 551805
Thalles Gonçalves Ferreira, RA: 551872
Victor Juliani Corrêa de Godoy, RA: 551929
Vinícius Gonçalves de Carvalho, RA: 551945
Yago Arroyo Gonçalves, RA: 551961
Professor Dr. Luiz André Neves de Brito.
Disciplina: Comunicação e expressão.
Turma: B.
[pic 3]
São Carlos, 22 de maio de 2014
Resumo
O artigo “Making epistemological trouble: Third paradigma HCI as sucessor sciente” aborda que os problemas epistemológicos (de conhecimento e ciência) tem sido debatidos por filósofos(as) há muito tempo, afim de responder a pergunta: “Qual diferença faz levar os pontos de vista de gênero a sério na construção do conhecimento? ”, partindo disso, uma frente de trabalho dos estudos da ciência argumentou pela necessidade de uma “ciência sucessora”, novas formas de ciência baseadas no ponto de vista epistemológico, isto é, um reconhecimento de pontos de vista de criadores de conhecimento necessariamente localizados.
Neste artigo é argumentado que tal ciência sucessora já se tornou parte do campo da IHC (interação humano-computador), apesar de não ser reconhecida desta forma por seus praticantes.
Em particular, é identificado um grupo de pesquisa que será chamado de “terceiro paradigma”. Esse conjunto atravessa as áreas de IHC que, no geral, são organizadas por área de tópico. De maneira distinta, esta pesquisa compartilha uma orientação epistemológica fundamental, alinhada ao ponto de vista epistemológico, focada no conhecimento da situação social, cultural e física, tanto dos usuários como dos analistas.
Filósofos da ciência argumentam que a saída lógica do ponto de vista epistemológico é a necessidade de uma ciência para lutar reflexivamente contra as limitações das próprias formas de conhecimento; foi-se então concluído que tal saída pode também participar do terceiro paradigma.
...