Resumo de Trecho do Livro “A interpretação das culturas”
Por: 26081991 • 30/3/2019 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Entendendo que a cultura não é as tradições, costumes, ou hábitos, a cultura é um conjunto de mecanismos de controle para induzir o comportamento humano e o homem é um ser desesperado por esse mecanismo que o mostrar como ele deve agir. Cultura não tem relação em si com o homem pois antes de nascermos ela já existe e quando morremos ela continua existindo, com nos a afetando ou não. Apesar disso a cultura está em nosso estado de natureza, o ser humano por natureza é um ser cultural, mesmo irrelevante dos homens serem biologicamente semelhantes, a cultura na qual ele está inserido define quem ele será e no que acreditara mostrando a importância da cultura em nossa evolução, e ainda assim não somos todos iguais mesmo seguindo os mesmos padrões culturais temos personalidades diferentes a cultura nos molda assim de maneiras distinta, conjunta e individualmente. A cultura é diretamente ligada com o aprendizado, porque os seres humanos conseguem compartilhar, receber e progredir.
Como por exemplo a linguagem, nós nascemos biologicamente com a capacidade de falar, mas a língua que iremos aprender a falar se diz respeito a cultura do lugar em que estamos localizados, ou nosso tom de voz, como devemos usá-lo e em quais situações e também os sistemas de símbolos significantes.
Segundo a teoria do ponto zero, que o homem evoluiu até ser o que ele é hoje e então a cultura começou o seu desenvolvimento, com o homem produzindo e transmitindo cultura de uns para os outros, ele passou a somente evoluir culturalmente e não mais geneticamente. Porém essa teoria foi desacreditada já que a cultura evoluiu juntamente com as mudanças genéticas, e foi totalmente essencial para o seu desenvolvimento. Já que um homem sem cultura seria um monstro sem sentidos, perceções emocionais ou intelecto.
Essa interação entre homem e a cultura não é desconsiderar os universais culturais e nem as características das diversas culturas. Há uma relação essencial entre as duas posições.
Como ele mesmo cita” Sem os homens certamente não haveria cultura, mas de forma semelhante e muito significativa, sem cultura também não haveria os homens”.
...