A Ética no Brasil .
Por: rbarcellos1985 • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 597 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Introdução
Partindo de uma filosofia da cultura ocidental, mais precisamente de origem Grega abordaremos através desse conteúdo, um conjunto de hábitos da espécie humana e de seu caráter, onde os integrantes de uma sociedade utilizam para se parametrizar e mensurar as suas atitudes e comportamento para um convívio social ideal. Decorrentes e de grande importância na vida, interligando direitos, deveres e proibições, orientando o proceder de um indivíduo, prevalecendo o sentimento de justiça, julgando o ponto de vista do bem e do mal, sem que seja confundida com uma lei imutável, que ao ser criado, até utilizou algum de seus princípios. Portanto não poderá sofrer sanções ou ser compelido por pessoas o até o Estado caso ninguém opte por pratica-lo. Sendo Assim falaremos da Ética, sua necessária utilização nas Organizações, e Moral.
1.1 O significado da palavra “ética”
Segundo a tradução de Ernst Tugendhat, a palavra ética provem do termo grego “ethikos”, ou seja, aquilo que pertence, ou de propriedade ao “ethos”, ou seja caráter, traduzindo então surge o significado de portador de caráter. Presente no dia-a-dia porque está intrinsecamente relacionada ao entendimento dos atos, da adoção de valores, das tomadas de decisão e da avaliação das consequências de atitudes. A ética não é um roteiro, pelo contrário, o homem é livre para fazer suas escolhas a partir de princípios que regem (ou deveriam reger) o seu agir. A ética proporciona as razões para determinadas escolhas, exigindo uma reflexão a respeito dos princípios fundamentais que criticam ou legitimam o agir humano. Pode-se dizer que a ética “é um conjunto de valores teóricos, que auxiliam no comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade, garantindo o bem estar social”.
O que seria “ética organizacional”.
A Ética Organizacional são os imperativos da conduta de um trabalhador de qualquer área, regidos por normas que orientam a cumprir segundo princípios sociais e de sua área de trabalho, não podendo ser reduzida simplesmente a uma estratégia empresarial. A maior parte das profissões possui atualmente um Código de Ética Profissional para reger as atividades de seu grupo, embora devamos ressaltar que características como competência, honestidade e responsabilidade sejam intrínsecas para o exercício de qualquer profissão. Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas, são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações, diretamente ligada aos valores da empresa, em busca de sua missão. Porém sabemos que a grande competitividade, disputa pela fatia do mercado, crescimento profissional, prestígio, status e lucratividade, pode levar um indivíduo a traçar um desvio de comportamento e conduta. E caso isso aconteça, afetará negativamente a Organização sendo a curto ou longo prazo, refletindo a péssima imagem do profissional, que poderá ou não ser penalizado pela Organização conforme a Ética da Empresa.
1.2 Diferenciando
...