A Dialética e sua importância no Serviço Social
Por: 11269 • 25/9/2015 • Dissertação • 268 Palavras (2 Páginas) • 796 Visualizações
A Dialética e sua importância no Serviço Social
A Dialética é arte do dialogo, onde a contraposições, é uma espécie de debate onde é possível defender com clareza os conceitos envolvidos. Ao lermos o livro de Filosofia Social aprendemos que para Marx é a filosofia que compreende todos os fenômenos, seres relações e ideias como reflexos, portanto nada pode ser compreendida fora do movimento Dialético, esta e a base da fundamentação do Serviço Social é a linha de partida da formação do profissional.
Ao entendermos o Materialismo Dialético e suas exigências nos instrumentalizamos para o exercício da profissão nos tornamos capazes de fazer uma analise mais profunda das demandas que surjam no decorrer do exercício profissional, nos tornamos questionadores:
O que é individual, particular ou geral? Quais as causas e os efeitos a essência e a forma, a realidade e as possibilidades, somos capazes de procurarmos causas e motivos, analisamos concretamente todas as possibilidades.
Quando criamos a consciência sobre a importância da Dialética a percepção evolui para alem da sensibilidade dos fenômenos e nos libertamos das correntes históricas da profissão.
Através da dialética o Assistente Social pode se qualificar para novas competências, e encontrar novas legitimidades criando alternativas, objetivando a qualidade dos serviços prestados a sociedade, tornando-se pró-ativo na transformação social e na garantia dos diretos, através da ética e das ações contundentes que transformam a realidade.
...