A PRIMEIRA LIÇÃO APP MAÇOM
Por: deividparente • 8/2/2021 • Dissertação • 794 Palavras (4 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
À.’.G.’.D.’.G.’.A.’.D.’.U.’.
A.’.R.’.L.’.S.’. ACÁCIA DE PARANATINGA N. 30
Introdução sobre o 1º Grau a Primeira Lição
A maçonaria segue em seus métodos filosofia ministrando alegoricamente com símbolos, estes que a olhos profanos não se veem significados, a partir daí um oceano de informações inundam o novo irmão iniciado.
O neófito é pedra bruta a ser desbastada, o objetivo é polir-se buscando a aperfeiçoamento como templo vivo moral, humano e ético. Assim como os olhos não veem as cores na luz do sol é os olhos do neófito ao simbolismo maçom.
O desbastamento é como um prisma, que exibe as cores da luz branca comum, a caminhada é longa, porém o aprendiz não deve conter-se em apenas aguardar seus mestres, deve-se buscar, ter atitude e somar ao proposto dos demais irmão em loja, através de estudo constante , posteriormente posto em prática, não se contentando com aquilo que lhe vem sem esforço ou se abstendo de responsabilidades, a medida que suas atitudes de mudança ocorrem lascas de seu desbastamento vão caindo ao chão e sua humanidade imperfeita lentamente melhorada ao proposito humanitário que rege sua essência de vida.
O painel da loja é repleto de detalhes, significados e conhecimento a ser desvendado, em seu formato quadrilongo em comprimento, Oriente a Ocidente, Norte ao Sul em largura, profundidade da superfície ao centro da terra e altura da terra ao céu a representação nôs dá a certeza quão grande é a responsabilidade de se tornar maçom.
O sol é a maior grandeza do senhor assim como ele nasce no oriente, berço da civilização e fonte de ciência.
A loja tem em sua arquitetura inspiração direta do templo de Salomão, que se destacava por tamanha majestade e esplendor, sua sustentação é a sabedoria, força e beleza, três pilares.
Seu teto é o firmamento natural, onde buscamos o conhecimento espiritual, ao centro temos a escalada de jacó que é calcada por nossa e seu limite é o céu.
A Fé é depositada no Grande arquiteto do universo, a esperança no aperfeiçoamento moral da humanidade, e a caridade no culto da fraternidade. Essas virtudes devem reger o coração do maçom.
O pavimento mosaico simboliza a diversidade de todos os homens e seres união do espírito com a matéria. O branco representa a luz, o negro a ausência dela.
O segundo ornamento, a estrela flamejante, simboliza a principal luz da loja, o sol, a gloria do criador, caridade luz e calor.
A estrela de sete pontas colocada sobre a escada de jacó conduz aos céus, seu simbolismo é setenário, sete direções que nos movemos durante a vida buscando a vontade do grande arquiteto do universo. Sua construção é resultado de longo aperfeiçoamento do aprendiz, utilizando compasso esquadro e régua.
O terceiro Ornamento, a orla dentada em sua evolução simboliza os quatro elementos Terra, Agua Ar e Fogo, espiritualmente representa a união entre todos os maçons e o principio da atração universal.
Dentre todas as joias da loja a que mais me encanta é o livro da lei, no qual reforço me espiritualmente ao longo de minha breve vida, em loja ele representa a fé que o obreiro deve ter, sua filosofia que lhe trás equilíbrio e perseverança, fortalecendo seu espírito em sua jornada terrena.
O compasso e esquadro representam medida justa, retidão e justiça.
O livro sagrado, esquadro e compasso constituem as grandes joias e luzes da maçonaria, juntos exercem total domínio e plenitude da loja.
Temos as seis joias, três moveis e três fixas.
...