A Razão instrumental vs razão crítica
Por: Marcelo Cajaiba • 1/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.443 Palavras (10 Páginas) • 691 Visualizações
RAZÃO INSTRUMENTAL E A RAZÃO CRÍTICA
É preciso lembrar que a razão aqui tratada leva em consideração a sua formulação pelos pensadores iluministas por isso é preciso lembrar o contexto do iluminismo:
- avanço cientifico;
- pensamento antropocêntrico;
- pensamento voltado a liberdade do indivíduo;
- e principalmente na crença no avanço cientifico e do progresso;
- Em linhas gerais os iluministas acreditavam que os avanços com relação ao método cientifico o pensamento filosófico poderão levar a humanidade a um conhecimento da natureza e do próprio homem, o que geraria um bem estar social e individual e FELICIDADE.
- porém o inicio do sec. XX demostra que esse raciocínio dos iluministas apresenta problemas, as duas guerras mundiais mostraram claramente que homem pode usar a ciência e o conhecimento para outras finalidades, que não seja a felicidade, e isto não foi pensadas pelo iluminismo.
- Onde foi que a ciência foi usada para mal?? a ciência nas guerras foi usada para fazer bombas, aviões bombardeiros, tanques de guerra.... o conhecimento não levou a felicidade e ao progresso...
Neste contexto surge a escola de FRANKFURT que tiveram os principais pensadores
-adorno
- Horkeimer
- Benjamin
-Marcuse
Em sua Dialética do Esclarecimento, os filósofos Adorno e Horkheimer, fundadores da chamada Escola de Frankfurt, criticaram a razão oriunda do Iluminismo, chamada por eles de RAZÃO INSTRUMENTAL,
Uma razão que era vista como libertação, mas na verdade era uma razão usada como um instrumento de dominação (ideologia- política e cientifica), uma razão que fez o mundo ser técnico e que reafirmava posições de poder.
Para esses filósofos, a razão instrumental teria, inclusive, atingido as obras de arte. A produção artística, que era para ser autônoma, passou a ser produzida na lógica de mercado.
Qual a proposta da escola de FRANKFURT??
- construção de uma teoria critica que rompesse com a razão instrumental, para de esta forma revelar as relações de poder e dominação que surgem por trás desses processos que acontecem todos os dias.
- Portanto a razão crítica vai analisar a finalidade do conhecimento produzido (quando cria tratamentos contra doenças muito graves, está pensando em enriquecer os poderosos da indústria farmacêutica ou a finalidade é a humanidade).
- em síntese: eles trabalharam para apresentar uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar a chamada “crise da razão”.
- uma outra característica bastante interessante da escola de Frankfurt é que eles fazem uma filosofia para além do academicismo, sempre procura fazer da sua teoria a prática;
JUGER HABERMAS
Explicado a teoria crítica e suas características estamos mais confortáveis para falar de Juger Habermas de modo geral uma biografia
-Nasceu em 18 de junho de 1929, em Düsseldorf, na Alemanha. Trabalhou de assistente de Theodor Adorno, entre 1956 e 1959, no Instituto de Pesquisas Sociais, da Universidade de Frankfurt.
- É um filosofo da 2ª geração da Escola de Frankfurt (escola de Frankfurt releram Marx dando uma nova roupagem e conhecendo a obra de marx esses filósofos criaram uma teoria que busca dar respostas para problemas na sociedade alemã;
-Habermas teve uma carreira universitária acompanhada por uma intensa participação nos movimentos sociais de sua época.
Agora vamos compreender um pouco do seu trabalho...
Grande contribuição para Teoria Crítica que é cultivada na escola de Frankfurt (analisar o papel da ideologia e propor transformações sociais).
O trabalho de Habermas é baseando tanto na Teoria quanto na pratica (teoria –pragmatismo) tem um movimento dialético;
Na questão teórica: ele vai criticar o positivismo cientifico (desenvolvimento da ciência como progressiva a sociedade).
A partir da crítica que Habermas vai propor tipos de ação (pragmatismo) para reverter prejuízos ocasionados pela ciência ao homem ao longo do sec xix e xx.
Para fazer isso a sua critica vai ater ao DIAGNOSTICO DO TEMPO : é preciso olhar o tempo histórico que você está escrevendo...
Nesse sentido olhando a filosofia e o seu desenvolvimento, sociologia e psicanalise ele vai perceber que existe uma herança do “paradigma da produção” – essa herança é um quadro referencial que foi usado por Marx e Weber
Karl marx- analisa o papel das forças produtivas no desenvolvimento humano, apostava que por meio do trabalho e desenvolvimento da técnica o homem poderia alcançar a sua emancipação. Desde que a burguesia não fosse a única detentora dos meios de produção. Socializar os meios de produção. O trabalho livaria o homem das suas condições de necessidade.
Weber - ele olha diferente/ ele acha que o desenvolvimento da ciência, o desenvolvimento do capitalismo, weber vai perceber a existência de um espirito que traria aos homens sempre a busca por determinado fins, “ação racional com respeito a fins”, é a ação que busca sempre um resultado, esse resultado leva ao homem em uma prisão ideológica de utilitarismo. O homem vive em função de conquistar algo, o que acaba engolindo a sua efetividade. O homem moderno fica cada vez mais racionalizado. Jaula de ferro
Habermas- ele olhando para o passado sociológico vai dizer que o trabalho é essencial, mas não é determinante, o trabalho não explica todas as relações humanas que podemos construir.
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Por isso a filosofia de Habermas é pragmática, pois propõe ações para corrigir equívocos sociais.
Nisso ele separa a sociedade em 2 esferas:
- Sistema: instituições voltadas a PRODUÇÃO
A ação dos indivíduos são estratégicas para atingir o sucesso individual
- Mundo da vida: momento da comunicação humana em que a “ação comunicativa” entre os homens permitem harmonizar os seus interesses e estabelecer o que ele chama de consenso.
-Porem com o desenvolvimento do capitalismo houve uma colonização do mundo da vida pelo sistema, ou seja, a busca pelo sucesso colonizou e dominou a busca pela afetividade, tradições....
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