A Relação Serviço Social e Antropologia
Por: trpb • 3/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.885 Palavras (12 Páginas) • 206 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO PASSO FUNDO
SERVIÇO SOCIAL – 3º SEMESTRE
DISCIPLINA:
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
VISÃO SOCIAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
NOME: ANÉSIA LEMOS
ELIZETE MUNERON
MARIA HELENA OLIVEIRA DA SILVA
RODRIGO DA ROSA
THAIS REGINA POTER BORDIGNON
TUTOR PRESENCIAL: TANIA DO PRADO
PASSO FUNDO, 07 DE JUNHO DE 2014.
INTRODUÇÃO
O presente manual expõem a relação Serviço Social e Antropologia, conceitua antropologia, mas mais precisamente fala da pobreza da década de 1950 até a data de hoje. Relata também o problema social da falta de moradia.
Tem como objetivo a compreensão do processo de pobreza, as questões a ela relacionadas à realidade social atual. Através deste estudo é possível assimilar a ação do Assistente Social junto os pobres.
Esta organizado em três parte, sendo que a primeira parte contem a reflexão do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada” e outros artigos lidos que constituem conceitos sobre a pobreza e a realidade social atual.
Na segunda etapa aprofundamos nossos conhecimentos sobre a atuação do Assistente Social perante a pobreza.
Na terceira foram elencadas imagens pesquisadas pelo grupo a cerca do tema escolhido.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e na internet, enriquecidas com debates realizados pelo grupo.
ANTROPOLOGIA
[pic 3]
O termo Antropologia deriva do grego anthropos (homem/pessoa e logos- razão/pensamento) é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. É uma ciência social que estuda o homem. Preocupa-se em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade.
Hoebel e Frost definem a antropologia como “a ciência da humanidade e da cultura”.
Tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder á indagação: o que é o homem?.
O objetivo da antropologia engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da terra.
O antropólogo tem a tarefa de explicar os princípios da formação e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.
Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas para os por quês, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos. Exemplo: brancos e negros; línguas diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio; o culto do sol e a presença da pirâmide no Egito e nas civilizações pré-colombianas.
Fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo, visando ao homem como expressão global – biopsicocultural – isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, á compreensão da existência humana.
DIVISÕES E CAMPOS DA ANTROPOLOGIA
A antropologia se divide em dois grandes campos de estudo:
1. Antropologia física ou biológica.
Divide-se em:
1.1 – Paleontologia – estuda a origem e a evolução humana através dos fosseis.
1.2 – Somatologia – estuda as diferenças físicas e sexuais, tipo sanguíneo.
1.3 – Raciologia – estuda a história racial da espécie em raças, a miscigenação.
1.4 – Antropometria – usa técnicas de medição, fornece medidas do corpo humano.
1.5 – Estudos comparativos do crescimento – é uma ampliação do campo de estudo do somatológico, aspectos como a alimentação, exercícios, maturidade sexual, entre outros.
2. Antropologia cultural
Divide-se em:
2.1 - Arqueologia – estuda as culturas do passado (arq. Clássica e arq. Arqueológica – estudo das populações extintas. (culturas paleolítico – (idade antiga) ou pedra lascada – de 2 milhões de anos a 10.000 anos atrás; mesolitico –(idade média da pedra) de 10.000 anos ao aparecimento da agricultura – 8000 anos atrás; neolitico (idade nova da pedra) ou pedra polida. Inicio com o aparecimento da agricultura e término com o aparecimento da escrita – 4.000 a.c.)
2.2 – Etnografia – descreve as sociedades humanas.
2.3 – Etnologia –interpreta as culturas diferentes considerando as semelhanças e diferenças.
2.4 – Linguistíca – é um meio de comunicação e instrumento do pensamento.
2.5 – Folclore – estudo da cultura espontânea dos grupos rurais e urbanos. (danças, canções, entre outros).
2.6 – Antropologia social – estudo dos processos culturais e da estrutura social, preocupa-se com a vida social, o familiar, econômico, político, religioso, jurídico.
2.7 – Cultura e personalidade – estuda o ser não como um simples portador de cultura, mas como um agente de mudança cultural, dinâmica e inovadora.
Ciências afins
A antropologia como ciência social liga-se a:
Sociologia – de todas as ciências, esta é a que é mais intima da antropologia – teoria e prática
História – discutir e analisar
Psicologia – explicam o comportamento individual das culturas.
Geografia
Ciências políticas
Como Ciência Biológica, liga-se:
Biologia, genética, anatomia, fisiologia, embriologia, medicina.
MÉTODOS DA ANTROPOLOGIA
Método Histórico: consiste em investigar eventos do passado, a fim de compreender os modos de vida do presente, que só podem ser explicados a partir da reconstrução da cultura e da observação das mudanças ocorridas ao longo do tempo.
...