A Relevância na Comunidade
Por: Ricardo Dias • 10/3/2020 • Trabalho acadêmico • 5.809 Palavras (24 Páginas) • 199 Visualizações
SEMINARIO TEOLOGICO BATISTA DO LESTE MINEIRO
NILMAR ROBERTO NOGUEIRA
UMA IGREJA RELEVANTE NA COMUNIDADE
GOVERNADOR VALADARES
2017
RESUMO
Este artigo pretende fornecer dados históricos para eventuais pesquisas no campo da História da Igreja Local, no assunto do cuidado com a população. Tendo em vista a amplitude do assunto, analisaremos através da semiótica, vasta bibliografia, fontes primárias e testemunhos orais o contexto das mentalidades, dos cidadãos e membros das igrejas locais envolvidos na ação social. Personagens como o prefeito atual, vereadores, promotores, juízes, policiais, empresários e o trabalhador no geral serão analisados, levando-se em consideração suas bases e influências políticas e sociais, serão discutidos neste artigo os interesses de ambas as partes. Fornecerei material suficiente para acadêmicos e estudiosos em geral, para analisar estes protagonistas sobre olhos críticos, e compreender que nesta triste página da história da igreja evangélica, não há "mocinhos ou vilões", o que na verdade ficará claro e será amplamente discutido aqui são coalizões que se conflitam com as reais atribuições que cada instituição exerce na sua cidade. Pretende-se ao longo desse artigo verificar a relação existente entre igreja e a cidade. Compreender o critério dos censores do governo eclesiástico e do governo público da cidade e sua atuação nas causas sociais. Discutir o embate entre igreja e a política local, que não zelam pelos cidadãos menos favorecido.
Palavras-chave: Igreja. Política. Cidade. Governo
ABSTRACT
This article intends to provide historical data for any research in the field of the history of the Local Church, on the subject of care with the population. In view of the breadth of the subject, we will analyze through semiotics, extensive bibliography, primary sources and oral testimony the context of mentalities, citizens and members of the local churches involved in social action. Characters like the current mayor, aldermen, prosecutors, judges, police officers, business owners and workers in General will be examined, taking into consideration its foundations and political and social influences, will be discussed in this article the interests of both parties. I will provide enough material for academics and scholars in general, to analyze these protagonists on critical eye, and understand that this sad page in the history of the evangelical church, there are "good guys or bad guys", which in fact will be clear and will be widely discussed here are coalitions that conflict with the real tasks that each institution has in his city. It is intended throughout this article to verify the relationship between the Church and the city. Understand the criterion of the theological censors of ecclesiastical government and public governance of the city and its role in social causes. Discuss the clash between the Church and the policy site, which does not look after citizens less favored.
Keywords: Church. Policy. City. The government.
1 INTRODUÇÃO
Ao abordarmos o Ensino Religioso como disciplina educacional, base para edificar a fé, nas mais diversas modalidades destacamos nosso compromisso no cumprimento da legislação nacional em vigor. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 afirma ser o Ensino Religioso parte integrante do Currículo, como área do conhecimento, legalmente reconhecido como disciplina escolar, como se observa na citação seguinte:
No Brasil o ensino religioso é legalmente aceito como disciplina escolar, a trajetória dessa disciplina iniciou-se com a colonização portuguesa e tem sido marcada por grande complexidade e teor polêmico, pois ela oculta uma dialética entre secularização e laicidade no interior de diferentes contextos históricos e culturais (CURY, 2004)
Ainda neste contexto de interação comunitária encontramos a pessoa de Jesus, que, sendo o Deus vivo, veio a terra para servir, Jesus lavou os pés dos seus discípulos, mostrando humildade e um grande exemplo de servidão.
“Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. ” Mateus 20:28 (GIRALDO, 1991)
Jesus é o modelo que devemos seguir, e assim como ele, devemos servir quem está ao nosso redor, nós estamos aqui na terra à serviço do Reino, mas para que possamos servir em grandes obras, temos que aprender a servir nas coisas pequenas com um coração humilde, com amor incondicional pelo próximo. E esse servir não está restrito a coisas da igreja, se refere a tudo ao nosso redor, vai desde amarrar o cadarço de algum amigo, ajudar alguém com sacolas de mercado até pagar dívidas financeiras dos irmãos da comunidade local.
“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” (GIRAUDO, 1991) João 13:15-17
2. O REINO DE DEUS E O ESTADO
O Reino de Deus pelo qual a igreja está inserida é um sistema que se opõe ao sistema vigente, que se opõe ao sistema capitalista e ao sistema soviético. É outro sistema que vem não para estar ao lado dos sistemas em pauta, mas para substituí-los, para erradicá-los. Isso aparece no profeta Daniel que, quando responde ao sonho de Nabucodonosor, fala sobre a pedra que é lançada por mãos não humanas contra a estátua. A estátua, no sonho de Nabucodonosor, sintetiza todas as tentativas humanas de resolver o problema humano sem considerar a hipótese de Deus ou sem considerar a revelação de Deus, tudo o que os homens tentaram em todos os níveis: o feudalismo, o capitalismo, o comunismo; está tudo lá na estátua. E a pedra é o Reino de Deus, que vem e derruba a estátua, triturando-a, desfazendo todos os componentes da estátua até transformá-la em pó. Pó que é varrido pelo vento de modo que da estátua não fica nem lembrança, e a pedra cresce, alarga-se e toma toda a terra, ou seja, uma nova realidade assume o controle da história e essa nova realidade é o Reino de Deus em todos os tempos, lugares e contextos. Uma igreja autônoma sem amarras temporais que possam por em risco sua missão libertadora.
...