A Resenha Crítica
Por: Henzo Soares • 4/5/2022 • Resenha • 977 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB)
CAMPUS SOSÍGENES COSTA – PORTO SEGURO/BA
OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS E TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO
Ref.: Alfabetização e letramento: conceitos e relações.
Resenha apresentada a Docente Srª. Daniane Pereira, por Erisvan Santos Farias – Matricula 2021022101, Henzo Oliveira Soares – Matricula 2021011233, Janderson Santos Correia – Matricula 2016003787, Luciara de Santana – Matricula 2021011278, referente ao componente curricular Ofícina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Educação do quadrimestre 2021.2 .
Porto Seguro - BA
2021
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Conceituando alfabetização e letramento. In:SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia.Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte. Autêntica,1ed. 2007.p.11-21.
Experiência de um Aprendizado.
Conceituando alfabetização e Letramento é um artigo/capitulo que esta no livro Alfabetização e Letramento: Conceitos e Relações, a obra descreve através do depoimento de professoras da rede pública de Recife-PE, que expõem através da entrevista suas histórias de alfabetização, onde relatam o quão foi boa ou traumatizante a forma como era realizada a alfabetização nas escolas e em casa.
O artigo é composto de 11 páginas, com 36 parágrafos divididos entre escrita autoral e depoimentos de professoras que foram entrevistadas, além das referências bibliográficas.
O artigo intitulado: Conceituando alfabetização e letramento, escrito por Eliana Borges Correia Albuquerque (2007), faz uma abordagem descritiva do processo de alfabetização das experiências vividas por professores do ensino fundamental da rede pública do Recife e também cita a experiência escolar do escritor Graciliano Ramos. A autora discute como os métodos de ensino e aprendizagem, ganharam espaços no meio acadêmico, problematizando a diferença entre alfabetização e letramento. O artigo apresenta vários depoimentos de professoras que tiveram relações traumáticas com a forma que foram ensinadas a ler e escrever. Com depoimentos críticos ao ensino de memorização e repetição, traz relatos apreciativos ao método que dialoga com um aprendizado mais interativo com as práticas vividas no cotidiano do aluno (a). Por fim, conclui que o letramento é importante no desenvolvimento da leitura, da escrita e compreensão textual, possibilitando maiores experiências, sendo um processo pedagógico a ser incluído na alfabetização de memorização, para que essa conciliação obtenha melhores resultados no ensino-aprendizagem.
Emilio Ferreiro e Ana Teberosky (1984) nos deram uma grande contribuição, ao pensar em métodos analíticos e os sintéticos, ou seja, como se deve ensinar, pensando em como a criança aprende e como ela se desenvolve dentro da alfabetização com a grande obra da Psicogênese da língua escrita. A obra nos mostra o processo de aquisição da linguagem escrita e aprendizagem da leitura. Hoje já sabemos que não basta apenas o aluno decodificar e codificar ele precisa lidar de maneira autônoma com diversos gêneros textuais em diversos contextos.
...