APONTAMENTOS SOBRE COMENIUS E A EDUCAÇÃO PARA TODOS
Por: profriba • 5/10/2020 • Trabalho acadêmico • 592 Palavras (3 Páginas) • 492 Visualizações
A CARTA MAGNA
APONTAMENTOS SOBRE COMENIUS E A EDUCAÇÃO PARA
TODOS
........................................................................................................................................
São Mateus
2020
JOSÉ DE RIBAMAR DOS SANTOS PEREIRA
A CARTA MAGNA
APONTAMENTOS SOBRE COMENIUS E A EDUCAÇÃO PARA TODOS
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário ENIAC para a disciplina de História da Educação.
Prof.
São Mateus
2020
Situação a considerar:
Você trabalha como professor em uma escola da rede pública e está fazendo uma atividade sobre a obra de Comenius. Nessa atividade, você deverá apontar os seguintes aspectos.”
I - Qual a intenção de Comenius com a produção de sua obra?
Dada a magnitude das pretensões de John Amós Comenius, considere-se o seu desejo de “ensinar tudo a todos os seres humanos”. Esta era a sua máxima. Deste modo, a sua pretensão era a universalização e a democratização da escolarização e do conhecimento.
E sobre este ponto, o próprio Comenius (1966, p. 164 apud SILVA, 2006, P. 2) destaca,
Que todos se formem com uma instrução não aparente, mas verdadeira, não superficial, mas sólida; ou seja, que o homem, enquanto animal racional, se habitue a deixar-se guiar, não pela razão dos outros, mas pela sua, e não apenas a ler nos livros e a entender, ou ainda a reter e a recitar de cor as opiniões dos outros, mas a penetrar por si mesmo até o âmago das próprias coisas e a tirar delas os conhecimentos genuínos e utilidade.
Compreende-se que Comenius mostrava-se interessado em romper a ideia seletiva do acesso aos saberes, proporcionando oportunidades às pessoas, independentemente de suas limitações da aprendizagem e, consequentemente, da liberdade de ser e viver.
II - Como caracterizar a obra de Comenius no âmbito da educação?
Sua obra mais importante, “Carta Magna”, ou “Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos”, caracterizava-se pelo método de proporcionar a instrução devida às pessoas, em quaisquer escolas e comunidades, levando-se em conta a formação especialmente dos jovens, de ambos os sexos, ou de quaisquer classes sociais (SILVA, p. 2). Comenius mostra, assim, que a educação é de suma relevância, como deveria ser em quaisquer tempos, com uma sistematização clara para a aquisição do conhecimento, a partir de dois fatores: a observação de como funciona a natureza e; o respeito aos níveis de capacidade humana para assimilação do saber (MANACORDA, 2010).
III - Existia relação entre a obra de Comenius e o pensamento racional? Como caracterizá-lo?
Apesar de contestar a máxima iluminista da “razão acima de tudo”, pois a mesma deixava a fé e a pessoa de Deus de lado, Comenius defendia o domínio do conhecimento a partir do seu domínio racional. A inteligência do homem estaria a serviço do desenvolvimento das questões da ciência e da sociedade que dela usufruiria.
Consequentemente, o seu pensamento se destaca a partir do fato de que aos homens é dado o direito da “[...] busca pelas razões, pelo pensamento organizado e coerente” (SILVA, 2006, p. 4).
...