Ciência Política e Filosofia Política
Por: Rayssa Cavalcante • 20/4/2015 • Resenha • 2.581 Palavras (11 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Filosofia Política x Ciência Política
1 - Filosofia política estabelece como as coisas devem ser e a ciência política descreve as coisas como elas são, ou seja, usa a realidade para descrever a própria realidade. As duas são importantes.
2 - Sócrates. Sócrates, Platão e Aristóteles.
3 – A atividade política procura resolver os conflitos existentes no meio, ou seja, utilizamos a filosofia política para observar como deveria ser o meio, e a ciência política para observar como ele está, após compararmos as duas podemos decidir se esse deve permanecer como está ou ser mudado.
4 - Ele formula o ideal. Quando nós falamos em democracia, nós conhecemos muitas formas de democracia diferentes. Quais as formas que eles nos legaram? A fórmula ideal. Platão descreveu a república descrevendo como seria a república ideal, que nunca se materializou. A democracia que nós conhecemos, portanto, é muito diferente da democracia platônica. Hoje o nosso conceito de democracia é muito variável devido à própria ciência política.
5 - Quando nós falamos em democracia, nós falamos em eleição. E quando falamos em eleição, falamos em voto. No entanto o voto é um instrumento para se chegar a democracia. É apenas um procedimento. Por isso essa democracia que se baseia apenas na eleição nós chamamos de democracia procedimental. E a democracia que permite ao cidadão participar das decisões políticas é a chamada democracia decisional.
6 - Sim, devido ao grande número de pessoas. A democracia direta se tornou apenas uma idealização.
7 – Os romanos inventaram o Estado e os gregos a política.
8 - Eles se complementam. A política gerando o direito quando o Estado determina qual a constituição que vai adotar e o direito limitando o poder do Estado. São duas coisas interdependentes.
9 - A forma de Estado, a forma de governo, os sistemas eleitorais, os sistemas partidários.
10 - Maquiavel não é utilizado para definir apenas conceitos negativos, ele também é usado para definir conceitos positivos. O que ocorre é que quando ele escreveu durante o Renascimento a obra “O Príncipe”, como ele traduziu a realidade política do seu tempo, seu próprio nome criou um adjetivo, deixou de ser substantivo: maquiavélico.
11 - O homem precisa de fortuna e verdugo; Quando o homem for seguir seus instintos deve ser como lobo e leão, pois o leão tem a força e não sabe quando será atacado, ao passo que o lobo tem esse extinto.
12 - Ocupa-se exatamente de descrever as instituições políticas, dos recursos que a política se utiliza (influência, poder, autoridade). Ao mesmo tempo se preocupa com os recursos da política.
13 - Administrar os conflitos de forma não destrutiva, conciliar. Aplicação dos meios não destrutivos para solucionar os conflitos.
14 - A guerra é a continuação da política por outros meios. Que meios? Os destrutivos.
15 - Estuda a influência da política na sociedade, a relação entre o poder político e a sociedade.
16 - A influência pertence ao campo da persuasão, do convencimento. E a coerção é típica da autoridade, do poder político, que usa a coerção para conseguir seus objetivos.
17 - O Estado não é só um produtor de leis. O Estado é também o produto das leis. A constituição é que define como será o Estado, então ele é produto do direito constitucional, da constituição de cada estado, e ao mesmo tempo é o produtor das leis que regem a sociedade. O Estado tem esse papel ambíguo, ele é resultado do direito e é quem produz o direito.
18 - O que limita o poder político é exatamente a lei, que limita o maior dos poderes políticos. A política tem que conviver com o direito da mesma forma que o direito tem que conviver com a política, porque é o Estado que produz as leis, gere e produz o ordenamento político de cada país.
19 - Exemplo: Sócrates foi condenado a beber cicuta porque foi acusado de perverter a juventude. Assim, tentam convencer a Sócrates para que ele deixe a cidade e não seja condenado e não tivesse que executar a sentença. E ele responde: eu sempre vivi nesta cidade e sempre obedeci as suas leis, obedeci porque ela deve ser obedecida por todos e mais do que isto, eu poderia ter deixado esta cidade no momento em que eu quisesse, já que eu era livre e eu nunca quis fazer isso, eu não posso me recusar a submeter às leis que me foram impostas. Sócrates e Cristo se submeterem às leis, mesmo que injustamente.
20 - As grandes guerras mundiais. Teve-se consciência de que só com a política seria capaz de evitar guerras, pra isso se criou um mecanismo de política internacional, que é a ONU, para tentar evitar a guerra.
21 - Não. Fernando Henrique Cardoso, doutor em ciência política e ex-presidente do Brasil; no governo do Presidente John Kennedy houve inúmeros cientistas políticos.
22 - A ciência política é moderna, mas a filosofia política vem dos gregos, não houve filosofia antes deles, houve a partir do século V a.C. e continua existindo a tradição do pensamento.
23 - A política é que decide quando deve ser feita as transformações, quando manter aquilo que deu resultado e quando transformar o que não deu resultado.
Instituição Política: Estado
1 – Considera-se Estado as comunidades de pessoas fixadas sobre um território com uma organização política e um poder superior de coerção.
2 – “Há um só poder dividido em três funções: executiva, legislativa e judiciária”.
3 – “Para escapar da própria selvageria natural os homens deveriam alienar parte dos seus direitos ao Estado”.
4 – Esse conceito ao contrário de ciência e filosofia política não vem dos gregos, mas sim dos romanos.
5 – “A nação politicamente organizada”.
6 – População, território e governo.
7 – O Estado é a mais importante das instituições políticas e é dotado de três requisitos (população, território e governo). A nação é uma unidade constituída de um povo que tem semelhanças (culturas, línguas, etc.). O Estado pode ser constituído de várias nações.
8 – Todas as instituições políticas foram criadas pela sociedade, a diferença é que o Estado só foi criado depois que a sociedade política se civilizou. O Estado é resultado da civilização, do processo que transformou a sociedade em civilizada.
...