Conhecimento e Educação em Kant Através de Vídeos e Filme
Por: glorinhawilliams • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 614 Palavras (3 Páginas) • 841 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ALUNA: MARIA DA GLÓRIA WILLIAMS LIMA
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROFESSOR TUTOR: LÚCIO GUIMARÃES DE ALMEIDA
DATA: 18/05/2015
ATIVIDADE ESTRUTURADA
Conhecimento e Educação em Kant através de vídeos e filme
PRODUTO/RESULTADO:
1- Construção de um texto com a reflexão pessoal sobre as possibilidades e limites da razão, segundo o pensamento de Kant, na produção dos saberes educacionais.
2- Disserte sobre o papel e a finalidade da educação em Kant.
POSSIBILIDADES E LIMITES DA RAZÃO
Immanuel Kant
Autor de várias obras importantes como a “ Crítica da Razão Pura” e “A Crítica da Razão Prática” onde o pensamento iluminista destaca a capacidade ética e emancipadora, além do pensamento filosófico com características críticas baseadas nos pressupostos da liberdade, das artes , das ciências, das teorias pedagógicas, das teorias políticas, do individualismo e a doutrina jurídica.
Kant acreditava que nossa razão tem uma espécie de lente, de filtro que dá sentido ao que percebemos. Essa lente é a percepção de tempo e espaço, ao contrário do que pensamos, a noção de tempo e espaço não existe fora de nós, eles estão em nossa consciência. Para Kant, nossa capacidade de perceber é sempre limitada, ele acreditava que não podemos conhecer tudo, que apenas nos é possível a captação pelo nosso aparelho de perceber, ou seja, ouvir, ver, sentir. Ele afirmava que jamais o homem seria seguro em afirmar se Deus existe, se a alma é mortal ou imortal, se o universo é finito ou infinito
Kant distingue o nôumeno (coisa em si) e fenômeno (aparição). Esta distinção mostra que para o homem só é possível conhecer as coisas como aparecem à mente, jamais em si mesmas (seja pelas ideias inatas cartesianas, seja pela ideia como cópia exata da sensação). O fenômeno é uma representação que o sujeito sofre quando algo o modifica. Não conheço o que me afeta, apenas sei que sou afetado por algo do qual posso criar uma imagem.
PAPEL E FINALIDADE DA EDUCAÇÃO EM KANT
A filosofia crítica de Kant visa a possibilidade de o homem conhecer o real e agir livremente. Para Kant, a educação é um caminho de suprema importância na vida do homem, e esse caminho tem dois sentidos; pode-se instruir o indivíduo mecanicamente ou ser ilustrado, ou seja, esclarecido verdadeiramente e isso reflete a influência da época iluminista em seus pensamentos destacando-se como o mais importante filósofo desse período e marcando todo um século. Ele defende que há uma finalidade no conhecimento da natureza humana, que se desprezada, causaria algo desconexo gerando sua desordem.
A abordagem educacional de Kant visa desenvolver a lapidação da natureza do homem e capacitá-lo para o convívio social. Para ele, o homem é a única criatura que precisa ser educada e por isso o difere dos animais. Todo homem nasce em estado bruto e precisa ser lapidado através da educação. A liberdade só é conquistada pelo indivíduo após sua longa jornada educativa, pois o homem terá que sair da sua animalidade e aprender a construir as regras de conduta social e, com isso transformar e adquirir a sua autonomia.
...