Contribuição do Renascimento para a Arte
Por: mtadeu • 10/6/2016 • Dissertação • 283 Palavras (2 Páginas) • 1.104 Visualizações
Produza um texto apresentando as principais contribuições do Renascimento para a Arte e como elas se diferenciam da proposta medieval apresentada nos textos do Concílio de Tours e de Santo Agostinho. Em seguida, poste-o no Fórum.
Na visão renascentista a arte possui propriedades diferentes da Idade Média, Devido as transformações ocorridas no período, a visão renascentista possui qualidades diferentes em relação a arte. Na época renascentista aconteceu o rompimento com a hierarquia medieval que era voltada para teocentrismo, pois, acreditava que Deus era o criador e único artista. As características antropocêntricas do renascimento era a de que o homem se assemelhava a Deus, sendo criador e artista da sua própria vida, buscava criar mundos, e até consertar as falhas da criação divina. O trabalho do artista torna-se valorizado nesta maneira de enxergar, colocando num plano superior a ocupação intelectual e obtendo novas dimensões.
Com estes argumentos, buscou-se um naturalismo crescente, estreitando as relações com ciência empírica que nascia na época, usando de todas as suas descobertas e elaborações na procura do ilusionismo visual. A beleza é propriedade objetiva das coisas, essa ideia consisti na ordem, na harmonia e na proporção matematicamente expressa. As diferenças da arte medieval pra com a renascentista ficam evidentes que o belo está vinculado ao Divino na época medieval, aja vista que, na renascença o belo valoriza o homem como um Titã, um herói que busca a valorização do ser. O homem começou a fazer seu próprio destino no Renascimento, não vivendo mais a sombra do pecado, começa a ter opinião e direito de escolha, começa a curtir e gozar de todas as coisas, com isto, busca mais conhecimentos e respostas para o que era pregado pelas igrejas como mundano.
...