Definição De Genealogia E Teogonia
Trabalho Universitário: Definição De Genealogia E Teogonia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vencer • 18/2/2015 • 270 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
A genealogia é uma ciência auxiliar da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenomes ou apelidos; é o estudo do parentesco. Desenvolve-se no âmbito da "História de Família" como ciência auxiliar, subsidiada por outras ciências, como a sociologia, a economia, a história da arte ou o direito. Tem o objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por levantamentos sistemáticos dos seus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. O levantamento pode ser para os descendentes como aos ascendentes de uma determinada figura histórica sendo muitas vezes difícil classificar os nomes de família por causa das mudanças de ortografia e pronúncia com o passar do tempo. Muitos nomes de família dependem da competência e descrição de quem os faz no ato do registro.
Teogonia (em grego theos: deus + gonia: nascimento), também conhecida por "Genealogia dos deuses", é um poema mitológico em 1022 versos hexâmetro (constituindo de seis pés métricos por verso, onde os quatro primeiros pés podem ser dátilos ou espondeus; e onde o quinto pé será dátilo, e o sexto pé será espondeu - como na Ilíada) escrito por Hesíodo (poeta oral grego da antiguidade) no século VIII a.C., no qual o narrador é o próprio poeta. O poema se constitui no mito cosmogônico (descrição da origem do mundo) dos gregos, que se desenvolve com geração sucessiva dos deuses, e na parte final, com o envolvimento destes com os homens originando assim os heróis. Nesse mito, as deidades ou divindades representam fenômenos ou aspectos básicos da natureza humana, expressando assim as ideias dos primeiros gregos sobre a constituição do universo.
...