A Genealogia da Moral: Uma Polêmica – Nietzsche
Por: Sayuri matsumoto • 30/8/2015 • Projeto de pesquisa • 320 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
A Genealogia da Moral: Uma Polêmica – Nietzsche
- O que Nietzsche pretende ao fazer uma genealogia da moral?
Em sua obra Para genealogia da Moral, Friedrich Wilhelm Nietzsche se propôs a investigar qual é a genealogia dos valores bom e mau, isto é, qual é a origem desses valores e qual é o valor que eles têm. Para Nietzsche, é necessário examinar como os valores foram fundamentados, para descobrir qual é o seu verdadeiro valor, qual é o seu valor de origem.
- Como os “historiadores da moral” ou os “genealogistas da moral” explicam a origem do conceito e juízo bom?
Segundo o filósofo, os historiadores da moral explicam em sua genealogia que a origem do conceito “bom” está relacionada às ações não egoístas, consideradas boas para aqueles a quem eram úteis. Depois, pelo costume do uso, de tanto serem consideradas boas, passaram por esquecer a origem dessa atribuição, e as ações altruísticas foram tomadas como boas em si mesmas. Para Nietzsche, a esses historiadores da moral falta o espírito histórico, pois eles tiram esse conceito de onde não existe.
- Explique, de acordo com Nietzsche, como o conceito e juízo bom foi criado.
Nietzsche expõe que o juízo “bom” foi cunhado pelos próprios “bons” que se intitularam como tal. Não tem origem no bondoso, no benigno, mas sim nos nobres e poderosos que são capazes de criar valores e selar cada coisa com um nome.
[...] o juízo “bom” não provém daqueles a quem foi demonstrada “bondade”! Foram antes “os bons”, eles próprios, isto é, os nobres, poderosos, mais altamente situados e de altos sentimentos, que sentiram e puseram a si mesmos e ao seu próprio fazer como bons, ou seja, de primeira ordem, por oposição a tudo o que é inferior, de sentimentos inferiores, comum e plebeu.
Os “superiores” ou os “bons”, devido ao distanciamento que encontravam dos “inferiores”, tomaram para si o direito de criar valores, sem se preocupar com a utilidade dos mesmos.
...