FENOMENOLOGIA DESTE: O QUE É QUALQUER COISA, LIBERDADE?
Relatório de pesquisa: FENOMENOLOGIA DESTE: O QUE É QUALQUER COISA, LIBERDADE?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Isabeleanjos • 22/2/2015 • Relatório de pesquisa • 593 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Disciplina: Filosofia: Antropologia e ética
ATIVIDADE-ABERTA 10 – FENOMENOLOGIA DO ETHOS:
O QUE É, AFINAL, LIBERDADE?
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.
QUAIS SÃO, SEGUNDO A LIBERDADE CONJUGADA ÀS CONDIÇÕES OBJETIVAS, OS LIMITES DE NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO?
Falar em liberdade implica falar em consciência e em poder de relativo distanciamento diante das determinações da natureza. Essa parece ser uma realidade e um desafio especificamente humanos.ao considerarmos que o ser humano é capaz de liberdade absoluta, pois sempre estará também submetido tanto a determinismos naturais quanto aos condicionamentos físicos e culturais.
Dessa forma, o ser humano, em sua natureza animal, encontra-se
também preso a determinismos: tem um corpo sujeito às leis da física e da química; é um ser vivo que pode ser compreendido pela biologia; é um ser que tem necessidades biopsicossociais, determinismos constitutivos de sua natureza. Não há como negar os determinismos.
O QUE SIGNIFICA, CONFORME KANT, AGIR SEGUNDO UMA MÁXIMA TAL QUE SE POSSA, AO MESMO TEMPO, QUERER QUE ELA SE TORNE UMA LEI UNIVERSAL?
Kant pensava que a moralidade pode resumir-se num princípio fundamental, a partir do qual se derivam todos os nossos deveres e obrigações. Chamou a este princípio imperativo categórico. As fórmulas do imperativo categórico age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. Usa se a humanidade, tanto na tua pessoa como na de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio. praticar uma ação senão em acordo com a máxima que se saiba poder ser uma lei uni-versal, quer dizer, só de tal maneira que a vontade pela sua máxima se possa considerar a si mesma ao mesmo tempo como legisladora universal.
A OBSERVÂNCIA DAS NORMAS ÉTICAS SE DÁ PELA CONVICÇÃO DO AGENTE OU É UMA QUESTÃO DE CONVENIÊNCIA SOCIAL? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
A ética é dada pela convicção do agente. Reflexão científica e/ou filosófica que analisa os comportamentos humanos, conforme o conjunto dos princípios e valores que define o certo, o bom e o verdadeiro para uma determinada comunidade, sociedade, país e/ou cultura. A ética não é somente uma questão de conveniência, mas também uma condição necessária para a sobrevivência da sociedade, diferenciando aquilo que se pode fazer fisicamente e aquilo que se pode fazer eticamente. Nessas duas expressões, a palavra pode tem significado.
POR QUE O COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUDO NARCISISTA E DO HOMEM CORDIAL SÃO CONSIDERADOS COMO INADEQUADOS SOCIALMENTE?
Narcisismo: “... o narcisismo designa a emergência de um perfil inédito
...