FUNDAMENTOS DA TERMODINÂMICA
Por: Lohayne-macedo12 • 20/10/2016 • Trabalho acadêmico • 798 Palavras (4 Páginas) • 377 Visualizações
FAI-FACULDADE DE IPORÁ
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA TERMODINÂMICA
5° PERÍODO
NEÔNIO
DICENTE: LOHAYNE CRISTINA MACEDO SILVA
DOCENTE: RICARDO SILVÉRIO GOMES PINHEIRO
IPÓRA
2016
1- Calcule:
- A pressão desse gás a 200 °C num recipiente de 4,5 L, considerando-o gás ideal.
- A pressão desse gás a 200 °C num recipiente de 4,5 L, considerando-o gás real.
- O volume desse gás a 500 K e 800 mmHg, considerando-o gás ideal.
- A temperatura desse gás com um volume de 400 mL e 50 Psi, considerando-o gás ideal.
- A temperatura desse gás com um volume de 400 mL e 50 Psi, considerando-o gás ideal.
2- Ao considerar essa substância um gás real e ideal, onde houveram as maiores diferenças: no cálculo da pressão ou temperatura?
3- Essa substância é normalmente no estado gasoso: um vapor ou gás? Por quê?
4- Estando essa substância a 2 atm e 100 ºC a volume constante, qual será a pressão se a temperatura cair para 23º C?
5- Estando a 200.000 Pa e 300 K em 10 L, qual a temperatura dessa substância se for a 1 atm e 15 L?
6- Misturando essa substância com 0,6 mols de um gás A e colocando num recipiente de volume variável nas CNTP, qual o volume ocupado pela mistura?
7- Faça uma pesquisa sobre essa substância e escreva um texto de no mínimo 15 linhas falando sobre suas propriedades, onde é encontrada, onde é utilizada, sua importância para a indústria, medicina e engenharia. Faça a pesquisa e produza seu texto.
Neônio
O Néon ou Neônio é um elemento químico de símbolo Ne, número atómico 10 (10 prótons e 10 eléctrons) com massa atómica20 u, o peso atômico do Neônio é: 20,183.
É um gás nobre incolor, praticamente inerte, presente em pequena quantidade no ar atmosférico, porém muito abundante no Universo, que proporciona um tom arroxeado característico à luz das lâmpadas fluorescentes nas quais o gás é empregado. A substância é obtida tecnicamente pela destilação fracionada do ar líquido. O Neônio foi descoberto em 1898 pelos químicos ingleses William Ramsay (1852-1916) e Morris Travers(1872-1961) em Londres. Foi descoberto quando Ramsay, via a destilação fracionada, via a refrigeração de uma amostra retirada da atmosfera até que se tornou um líquido, em seguida, o líquido foi aquecido e Ramsay capturou os gases quando era fervido. Os gases encontrados foram o criptônio, xenônio e o Néon. A cor vermelha brilhante, que é emitida pelo néon gasoso foi notado imediatamente, sendo que Travers escreveu mais tarde: A chama da luz vermelha história. O néon se encontra usualmente na forma de gás monoatômico, tornando-o mais leve do que as moléculas de nitrogênio e oxigênio diatômico que formam a maior parte da atmosfera da Terra, um balão cheio de neon vai subir no ar, embora mais lentamente do que um balão de hélio. Ele funciona em lâmpadas de neon, o gás é submetido à baixas pressões em um tubo, juntamente ao gás árgon, em menor proporção. Dessa forma, partindo de um dos polos do tubo, uma corrente elétrica é acionada e passa pela mistura de gases.
...