FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Por: LicaCabral • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 3.588 Palavras (15 Páginas) • 238 Visualizações
10 camisetas tam 4[pic 2] |
MÓDULO:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).
R: A sua filosofia serviu para se abrir os olhos de todas área da educação para se levar em conta todo conhecimento já adquirido pelo aluno antes de sua vida escolar, pois a criança aprende valores e crenças que são passados de seus pais para eles e isso não pode ser negado e não podemos simplesmente ignorar ou dizer que eles estão errado pois o contexto que ele vivem contribuem para que eles tenham certos tipos de atitudes ou conhecimentos diferenciados.
Depois do levantamento dos conhecimentos começa o questionamento sobre como e o que realmente esta correto e porque , ou seja indagar o próprio aluno sobre o que ele conhece realmente se enquadra com a realidade vivida depois de ter feito esse exercício com o aluno ai sim vem a reconstrução desse conhecimento aproveitando o que ele já e inserindo novos conhecimentos até que o aluno chegue a um consenso e crie um novo conhecimento próprio.
- O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.
R: sim, porque como ele trata de indagar as pessoas sua verdades absolutas e colocar em questão que ela não poder ser afirmada com tanta certeza fazendo o individua assumir que não é tão certo assim e com isso começar a criar um novo conhecimento mais próximo da realidade.
- Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.
R: A educação é uma ponte que serve para retirar o homem da caverna que ele vive o fazendo pensar e ter coragem de colocar em prática seu pensamento, ou seja na escola o professor questiona o aluno colocando ele na berlinda para que pense e reflita em suas ideias reconstruindo seu pensamento e os colocando em pratica, os tornando cidadões críticos e que não aceitam qualquer afirmação como verdade absoluta.
- Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.
R: A sua contribuição foi de que o professor deve entender e respeitar os aspectos biológicos dos aluno e só depois trabalhar bons hábitos para melhorar sua convivência e socialização e só depois então na formação acadêmica que é o desenvolvimento da inteligência e da razão. Para Aristóteles, são estas as nossas faculdades mais importantes e, por isso, devem merecer uma atenção toda especial. A educação precisa se dedicar ao aprimoramento destas faculdades, através de um adequado programa de ensino que proporcione o treinamento e a disciplina mental.
- Compare a Patrística e a Escolástica.
R: Para a Patrística era necessário ter muita fé e crer para que Deus abrisse e iluminasse a mente humana para adquirir o conhecimento e a Escolástica não deixa a fé de lado porem Agostinho afirma que é necessário o auxilio dos sentidos e do intelecto para que o individuo obtenha o conhecimento ou seja para ele o processo de conhecimento se dá pela transição entre a assimilação da imagem, algo concreto e subjetivo, e a elaboração do pensamento, que é abstrato e universal
- Caracterize o método de Descartes e de Locke.
R: O método Descartes afirma que o homem somente alcança o conhecimento através da razão, tem que conhecer as partes para compreender o todo; já para Loke nos precisamos de duas possibilidades a sensação e a reflexão do mundo, para ele todos nos nascemos racionais mas que isso só é caracterizado naquele que faz o treino.
- Sintetize as principais contribuições de Bacon, Rousseau e Kant para a educação.
R: Bacon : na educação sua contribuição fica com a experimentação e a investigação cientifica;
Rousseau: sua contribuição educacional foi a concepção de igualdade, fraternidade e liberdade, ou seja, um sujeito que se identifica com a sociedade e, portanto, se sente estimulado a zelar pelo bem coletivo;
Kant: homem é o único ser vivo que pode ser educado. Defende que a educação seja diferenciada, de acordo com a faixa etária. Ressalta a importância da disciplina como pré-requisito para a educação do sujeito, dividindo o processo educativo em duas vertentes: a instrução e a formação cultural, que visa desenvolver a autonomia e a integridade moral do indivíduo.
- Analise o método de Hegel (tese, antítese, síntese), ponderando a atualidade das ideias hegelianas para a educação.
R: Segundo Hegel, o homem se realiza primeiramente como espírito subjetivo, porque está sujeito ao direito, ao costume e à moralidade. Numa segunda fase, ele atinge o espírito objetivo, passando pelas etapas da família, da sociedade e do Estado. Finalmente, ele atinge o espírito absoluto, no qual o homem se realiza através da arte, da religião e da filosofia.
- Destaque as principais ideias de Comte (Idade Contemporânea).
R: As principais ideias são a necessidade de cumprir o seu dever e os seus três pensamentos principais que são teológico,metafísico e positivo;
...