FUNDAMENTOS FILOSOFICOS
Exames: FUNDAMENTOS FILOSOFICOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daya09 • 24/5/2014 • 1.994 Palavras (8 Páginas) • 293 Visualizações
Etapa 2
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
• Identificar e conhecer as diferenças entre as aves e os outros animais.
• Pintar os quadrinhos de acordo com a quantidade de cada nome listado
• Desenvolver coordenação motora
• Proporcionar momentos de conversação e troca de experiências.
Duração das atividades: 6 horas
Conhecimentos prévios:
O aluno aprendera sobre as aves e a importância delas em nossas vidas.
Estratégias:
1. Iniciaremos a aula com a dinâmica ( Voa ou não voa ) - Pedir que as crianças respondam sempre voa ou não voa de acordo com o nome do animal que a professora falar , ou sentar-se quando não voa e ficar de pé quando voa. De acordo com os erros os jogadores serão eliminados até que só reste um vencedor.
2. Em seguida apresentaremos o conto (A Galinha).
3. Será mostrada a família da galinha e exploraremos a imagem pedindo que os alunos dêem nomes as galinhas e imaginem por que ela está em cima de um ovo.
4. Em seguida nas mesinhas, será entregue lápis de cor para que as crianças pintem.
5. Ainda com o lápis de cor irão pintar os quadrinhos de acordo com o que for observando na imagem.
6. Pausa para o lanche
7. Prosseguindo faremos comparações entre as características das aves e de outros animais mostrando gravuras em televisão de papelão ou slides na TV.
8. Iniciaremos a experiência OVO de borracha.
9. Realizaremos a atividade Arte com casca de ovo e continuaremos a explorar o universo das aves com montagem de mural das atividades realizadas pelas crianças.
Etapa 2
As perspectivas para a educação no século XXI são otimistas, qual educação, qual o aluno, qual o professor, qual o sistema de ensino, todos esses estão ligados à educação que nos leva a refletir sobre as necessidades.
Educar para um mundo é possível, uma expressão cheia de significado que podemos mostrar que educar para um mundo é possível, educar para dissolver o poder, para democratizá-lo radicalmente esse é o objetivo é entender o poder como capacidade de fazer, como serviço afirmando que nós podemos mudar o mundo, nós as pessoas comuns, temos essa capacidade de mudar e transformar a educação é fundamental para os dias de hoje, onde os empregos estão cada vez mais exigentes na sua qualificação onde se você não tem um bom estudo um bom preparo não consegue um bom emprego adequado por isso educar por um mundo melhor.
A Alfabetização começa desde quando começamos a dar nossos primeiros passos, por isso que devemos estudar para melhora tanto na educação como no nosso futuro também.
Assim fazendo, estamos assumindo a historia como possibilidade e não como fatalidade, por isso educar para um mundo possível é também educar para uma ruptura.
SE vê muitos alunos que estão nas escolas e não sabem nada, muitos professores estão sendo ameaçados , agredidos deixando suas profissão de muitos anos por que os alunos não querem saber de estudar, não demos ver isso calado temos que gritar para um mundo melhor, uma educação melhor
Não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas, mudar o mundo é mudar as pessoas são processos interligados mudar o mundo depende de todos nós, é preciso que cada um tome consciência.
Chega dessa educação desrespeitosa queremos fazer a diferença na educação.
Etapa 3
Em 1947, Adorno e Horkheimer lançou uma obra chamada dialética do esclarecimento, através dessa obra eles puderam denunciar que os valores de troca reduz seu conteúdo social, faz a educação perder o verdadeiro valor, seu brilho, sua especificidade e valor de uso.
Existe um aspecto chamado camadas dominantes, tem com objetivo servir e alimentar seus próprios interesses e valores, organizando o ensino de forma fragmentada.
Vivemos numa época onde ser um educar é muito mais que você está em uma sala de aula, educadores tem encontrado certas dificuldades para transmitir seus conhecimentos e valores.
Podemos analisa a forma que a indústria cultural tem afetado nossa educação, por meio dela educadores é obrigado a seguir seu material de estudo programado, assim tornando se acríticos, muitas vezes até desgostosos com seu trabalho.
A indústria cultural tem invadido as escolas sem que nós percebamos seus perigos e influencias.
Quando a indústria cultural vira um meio de troca à cultura perde o seu verdadeiro valor, por meio disso podemos ver a decadência do ensino e muitas vezes falta de interesse tanto do educador como do educado.
Ela tem objetivo de cegar as pessoas de uma forma que elas mesmas não possam enxergar isso, ela busca um meio de preencher o vazio das pessoas em seus momentos de laser, para que elas não percebam a injustiça e irracionalidade do movimento capitalista, transformando o em um individuo acrítico e inconsciente.
Um dos instrumentos mais usado pela população da indústria cultural é televisão, por meio desses instrumentos muitos alunos tem levando para dentro da própria instituição coisas erronias, além da televisão ela entra nas escolas por meio de professores, diretores, governadores, etc.
Com uma linguagem de sedução e falta de conhecimento das pessoas a indústria cultural vem ganhando espaço, não somente dentro das escolas, mais em nossas vidas.
A cada dia vemos pessoas menos interessadas, desanimadas, sem cultura, conhecimento, pessoas que ficam horas em Frente uma televisão e acaba esquecendo o verdadeiro valor de suas culturas, acaba deixando de lado o direito e dever do cidadão por influencia da indústria cultural.
Sobre um pretexto de modernização a indústria cultural invade a educação com seus material-pedagógico e didático, tem se a impressão que quem não segue esse movimento está trabalhando de maneira errada.
Com isso Professoras muitas vezes é obrigado seguir a forma de ensino que o governo transmite
...