Fundamentos Filosoficos Da Educação
Monografias: Fundamentos Filosoficos Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivileitzke • 22/10/2014 • 2.384 Palavras (10 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
1: CINTIA TIMM BUBOLZ- RA: 6789434607
2: ELGI ALICE SILVA DE SOUZA- RA: 7117504845
3: MELISSA WALLY ELERT- RA: 6785381880
4: VIVIANE ALVES LEITZKE- RA: 7117508815
5: LETICIA DOS SANTOS MATOS- RA: 7370563214
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da professora-tutora presencial Gabriela Ferreira Assis.
PELOTAS
2013
A importância da filosofia na sociedade e as dificuldades da implantação dessa disciplina no currículo escolar
A filosofia é muito importante para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive por isso a importância de se ensinar filosofia na escola, pois ela acaba de desenvolver o ser humano, ou seja, a pessoa começa a questionar as coisas e com isso a pensar. Filosofia significa amor à sabedoria. A Filosofia remete a uma reflexão crítica acerca da realidade. O filósofo questiona, investiga, pensa e reflete. Por isso a filosofia remete a uma reflexão crítica acerca da educação. Vivemos em uma sociedade onde as soluções são imediatistas diante disso, a Filosofia é antes de tudo, necessária é um tipo de reflexão inevitável.
Atualmente quase todas as escolas têm a simples meta de atingir um objetivo, muitas com um método de chegar sempre a uma resposta pronta como, por exemplo, um problema de matemática chegará a uma resposta exata, mas na filosofia, não teremos uma resposta exata porque ela é ‘aberta’, teremos várias respostas, mas com um mesmo sentido. Por isto há uma dificuldade da implantação da filosofia no currículo escolar. A filosofia é uma disciplina especulativa que lida com problemas que ninguém pode resolver. Esta realidade é difícil de ser aceita porque as instituições de ensino estão vocacionadas para transmitir o conhecimento já pronto aos estudantes. Mas a escola tem outra função que é abrir a mente do aluno para que eles possam entender o mundo, resolver os seus próprios problemas, por isso é preciso inserir a filosofia no currículo escolar.
Mas ainda, posso dizer que não basta apenas colocá-la no currículo escolar, mas ter educadores competentes que possam ajudar o aluno a entender a filosofia porque desde que nascemos certamente já temos a filosofia conosco só não sabemos qual sua importância.
Cabe à filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de humanidade que orienta a ação pedagógica. O filósofo deve avaliar os currículos, as técnicas e os métodos. A reflexão filosófica consiste em: buscar as raízes do conhecimento, rever o próprio pensamento, pensar o já pensado, colocar em questão o já conhecido, problematizar o que parece natural e o professor como intelectual transformador esta consciente das submissões a que estão sujeitas a sociedade e a educação, por isso provocará a reflexão sobre conceitos como alienação, ideologia, ética e humanização, o professor deverá aliar conhecimento e ação.
O contexto da Educação no século XXI e as desigualdades na sociedade
Projetando o futuro se sabe que o conhecimento é primordial para a educação. O que se espera no século XXI é um otimismo relevante neste sentido. Ficamos nos perguntando qual caminho a seguir. Temos que combater o individualismo para transformar a história. Para mudar o mundo temos que mudar as pessoas.
A tecnologia da informação está cada vez mais presente na sociedade, e cada vez mais é necessária. Ajudando no desenvolvimento e na conscientização de um mundo melhor, mais justo, e sustentável para todos. Educar para um mundo melhor é possível. Nosso planeta pede socorro, nossas florestas devastadas pelo lucro desesperado de pessoas cada vez mais gananciosas, nossos mares cheio de entulhos, nossos animais marinhos morrendo cada vez mais por causa de substâncias tóxicas. Só com muita luta e educação, conseguiremos parar, com esta devastação em nosso planeta. Estamos vivendo a globalização, mas urgentemente precisamos de conscientização. O educador tem que formar pessoas melhores livres de preconceito racial, sexual ou de qualquer outro gênero, lutar pela conscientização dos direitos humanos, da diversidade cultural, pela paz e pela conservação do planeta.
Precisamos de uma educação pública de qualidade para todos, já que nas provas do Enem foi comprovado que os alunos de escolas particulares tiveram um desempenho melhor do que os alunos das escolas públicas, já os que estudam nas escolas técnicas, foram os que tiveram melhores notas sobre os demais das escolas públicas, por terem a sua disposição, um melhor aprimoramento do conhecimento. Mesmo assim o sistema de avaliação continua privilegiando os que tiveram melhores oportunidades de ensino e conseqüentemente serão estes que terão acesso as universidades públicas e continuarão a aumentar a desigualdade social do país.
Nas escolas particulares o professor tem mais oportunidades pra se capacitar, sendo assim ficam mais preparados, tem mais tempo para se especializar e passar a seus alunos uma educação diferenciada, com mais pesquisas já que os alunos com poder aquisitivo maior dispõem de toda tecnologia a seu favor, e com o acesso a tecnologia e a informação o professor deixou de ser o único detentor do conhecimento, enquanto o professor de escola pública se desdobra para garantir um salário melhor, não dispondo de tempo suficiente para novas especializações, trabalham com escolas em péssimas condições, sem uma boa biblioteca, sem salas de informática, o que seria o ideal para o trabalho de pesquisa. A realidade da maioria das escolas públicas de base está muito a quem das particulares. Tudo é absolutamente inadequado. É público e notório que a educação pública tem solução sim, é só falta boa vontade dos
...