Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação - fins subjetivos e objetivos
Por: Caio Luizetto • 22/3/2017 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 1.363 Visualizações
Atenas e Esparta, fins subjetivos e objetivos
[...] a educação encontra-se na base de qualquer sistema político e social, sendo suporte indispensável para a realização tanto dos fins subjetivos (do indivíduo) como dos fins objetivos (da sociedade). O grande desafio com o qual a educação sempre se depara é como reconciliar os fins subjetivos com os objetivos.
Quando a cultura grega entra no período clássico do seu desenvolvimento é que as duas pólis gregas Atenas e Esparta recebem seu destaque, evidenciando duas vertentes de educação.
Na estrutura social da Grécia, frequentemente eclodia-se conflitos seguidos por guerras, pois as pólis tinham estruturas sociais e políticas próprias e isso fazia com que os cidadãos estivessem sempre em prontidão, para se necessário combater. Nesse momento o Estado conferia o maior valor às ações humanas do que a qualquer outra coisa. É nesse pano de fundo que as vertentes observadas estavam emergindo.
Em Esparta a formação do indivíduo tendia a beneficiar o Estado, a educação tinha como sua missão fundamental formar cidadãos compatíveis com o projeto político de Esparta, o indivíduo não era concebido em sua dimensão subjetiva, a título de compreensão da força dessa vertente pode ser observada pelo fato que o Estado considerava as crianças e os jovens suas propriedades, sendo assim moldados para os devidos fins, conforme as necessidades estatais, descartando por completo o desenvolvimento subjetivo e pessoal do indivíduo. Na contramão do modelo Espartano os Atenienses trazem um ideal mais humano e liberal, sendo assim mais voltado para o aperfeiçoamento pessoal e subjetivo, tendo em sua forma discrepâncias importantes a serem observadas.
Enquanto Esparta apropriava-se das crianças e jovens, em Atenas a propriedade cabia à família e, antes, ao pai, enquanto Esparta desconsiderava o indivíduo, Atenas tinha um ideal educativo que continha ao menos três aspectos que enfatizavam o indivíduo, com um ideal mais humano e liberal:
- Ginastica – Ideal humanista de harmonia entre o corpo e a mente
- Música – Cabia formar o senso de temperança e moderação
- Escrita – Principal meio de aquisição de conhecimento e interação com outros aspectos.
As principais ideias do humanismo Ateniense expressam-se em termo de igualdade, liberdade e individualidade. Assim podemos observar com clareza as características objetivas e subjetivas dos modelos apresentados.
Referências Bibliográficas
CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1 e 2.
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