“Fundamentos Sociológicos da Educação.”
Por: PrieFa • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 495 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1]
“Fundamentos Sociológicos da Educação.”
Priscila de Camargo Forte
RA: 317566596-0
2013 / 4º Série
Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber: Educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático.
Max Weber nos apresenta uma educação racional e burocrática, preparando assim os indivíduos para a sociedade e formando os mesmos, intensamente. A educação fará com que esse indivíduo siga suas ações.
Max Weber vê a educação dividida em três etapas: despertar o carisma; caminho direcionado a indivíduos que são considerados únicos na sociedade e tornando-se líderes através do desenvolvimento do pensamento. A Pedagogia forma o indivíduo para que ele desenvolva um papel representativo diante da sociedade, mostrando também a pedagogia de treinamento que prepara um especialista para cumprir funções em uma estrutura hierárquica e burocrática dessa mesma sociedade capitalista.
Acho que a educação, que contribuí com o caráter institucional, racional e burocrático, impede que os estudantes tenham liberdade maior de construção do conhecimento, presos ao treinamento fazendo do professor um bom treinador. O professor tem que proporcionar aos alunos além de conteúdo uma boa reflexão.
Lembro-me de ter tido vários professores burocráticos – disciplinadores, isso claro, limitou muito minha formação escolar, pois fez que com eu interagisse muito pouco em sala, o que hoje, teria aproveitado o dobro com as aulas dinâmicas e reflexivas.
Referência:
• CARVALHO, Alonso Bezerra. SILVA, Wilton Carlos Lima. Sociologia e Educação. São Paulo. 2006; Editora Avercamp.
...