Mito de Narciso e a arte
Por: Pysalles • 21/4/2015 • Artigo • 266 Palavras (2 Páginas) • 524 Visualizações
Interpretação: o que o Mito de Narciso tem a ver com a questão da origem e significado da arte.
Narciso, filho de Cefísioe da ninfa Liríope, quando jovem, era tão formoso, que todas as ninfas o desejavam, sem que ele se deixasse prender por nenhuma delas.
Tirésias, avisou aos familiares de Narciso que este só viveria enquanto não contemplasse a sua imagem. Um dia, voltando da caçada, sentou-se à beira de um rio para beber e refrescar-se e viu-se no reflexo da água. Ficou tão apaixonado por si próprio, que ao se aproximar morreu afogado. Assim, foi metamorfoseado em flor, à qual foi dado o seu nome.
O mito de narciso na visão psicológica trata do egoísmo, de forma geral (o ego). Existem várias versões para o final do conto, mas em todas Narciso morre contemplando a própria beleza (Dai vem o termo Narcisismo, criado por Freud). A importância desse "egoísmo", do ponto de vista artístico, é a noção de representação. De forma geral a arte representa expressões do "eu", tal como o reflexo do Narciso na água (no mito).
A reflexão da imagem esta para obra, e o narciso real esta para a realidade representada.
Voltando ao assunto Narcisismo, Freud o dividiu em primário e secundário:
Primário: auto-erotismo; Freud, em uma texto de 1914, afirma que o narcisismo primário é iniciado no período em que a criança é um bebe; no momento em que os pais cuidam e amam o filho eles estão amando a eles mesmos (renascidos).
Secundário: é dividido em dois momentos; o investimento nos objetos e depois esse investimento reforma para o seu (ego).
...