Moral humana
Seminário: Moral humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caupe • 31/8/2014 • Seminário • 542 Palavras (3 Páginas) • 511 Visualizações
Questão 01
A moralidade humana deve ser enfocada no contexto histórico e social. Por
consequência, uma discussão sobre a ética pede uma reflexão sobre a sociedade
contemporânea.
Tal reflexão poderia ser feita de maneira antropológica e sociológica: conhecer a
diversidade de valores presentes na sociedade. No entanto,a ética se trata de
uma disciplina que objetiva o exercício da cidadania.
Nela, encontram-se elementos que identificam questões morais.
Por exemplo, fundamentos como a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político. A idéia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral.
Segundo esse valor, a pergunta de como agir perante os outros recebe uma reposta precisa: agir sempre de modo a respeitar a dignidade humana, sem humilhações ou discriminações em relação a sexo ou etnia. O pluralismo político, embora refira-se a um nível específico (a política), também pressupõe um valor moral: os homens têm direito de ter suas opiniões, de expressá-las,de organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer são livres. E, naturalmente, esses dois fundamentos (e os outros) devem ser pensados em conjunto. É tarefa de toda sociedade fazer com que esses valores vivam e se desenvolvam.
Ética trata de princípios e não de mandamentos. Supõe que o homem deva ser justo.
Porém, como ser justo? Ou como agir de forma a garantir o bem de todos? Não há resposta predefinida. É preciso, portanto, ter claro que não existem normas acabadas, regras definitivamente consagradas. A ética é um eterno pensar, refletir, construir.
Questão 02
A Ética é a ciência da conduta humana ligada a moral, portanto, diz-se moral ou ética a conduta boa e imoral ou antiética a conduta má.
Sendo assim doutrinariamente ato lícito é toda prática que não é impossibilitada por lei e a prática de atos ilícitos (proibidos por lei), feriria as regras de condutas presentes em determinada sociedade. Se pensarmos sobre a questão da indivídualidade, teriamos a ideia do que seria prejudicial ao individuo, de acordo com seus princípios morais e éticos de acordo com a sociedade a qual o mesmo faz parte. Sendo que, para determinadas atitudes contrárias as normas da sociedade, são geradas consequências (como as sanções impostas pelo Estado) e no campo pessoal devemos gerenciar nossos atos, e racionalmente responder a uma única pergunta: “Será que o que eu estou fazendo agora, eu gostaria que alguém fizesse para mim?
Portanto, no que diz respeito aos “ pequenos atos ilícitos ” como, por exemplo, entrar no cinema com carteira de meia entrada falsificada, devemos sempre lembrar que esta atitude gera consequência prejudicial para alguém (no caso, os envolvidos na produção e montagem do filme, bem como aqueles que dependem da bilheteria para sobreviver...e se fossemos um deles?). Devemos sempre basear nossa conduta, pensando nas consequências que
...