O CUIDADOR DE CRIANÇAS COM NEE
Por: jnacademico • 5/6/2021 • Ensaio • 303 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
CUIDADOR DE CRIANÇAS COM NEE[pic 1]
Relações Afetivas
- Antes de iniciar esta atividade assista o vídeo “Cordas”:
http://portugalglorioso.blogspot.com.br/2014/02/cordas-o-melhor-filme-de-animacao.html
As relações afetivas são fundamentais para o aprendizado, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência. Na perspectiva inclusiva, as escolas recebem cada vez mais alunos com deficiência, porém sabemos que muitos alunos e professores ainda não se habituaram a esta realidade, e em alguns casos não sabem como lidar com a situação.
Atividades de sensibilização e ampliação de conhecimentos sobre a deficiência sempre auxiliam na melhoria das relações entre alunos e professores e entre todos os alunos.
- Pesquise o artigo: Relações afetivas na perspectiva da escola inclusiva que se encontra disponível em: http://educacaoespecial.no.comunidades.net/index.php?pagina=1075580604
Agora escreva sobre a importância das relações afetivas na educação inclusiva (para esta atividade você precisará escrever pelo menos cinco linhas) e poste em nosso fórum.
Te espero no fórum! [pic 2]
As relações afetivas na hora de incluir uma criança com deficiência no ambiente escolar, não pode ser excluída do relacionamento professor- aluno de forma nenhuma, pois muitos alunos tem o professor como o seu exemplo. Mas o professor não deve avaliar o aluno por ter uma ligação afetividade ele tem que ser um profissional ético.
Considerando os aspectos que a Educação Inclusiva preconiza, entende-se para que se alcancem todos os objetivos propostos, é preciso que haja um envolvimento efetivo de toda a comunidade escolar. No mundo atual, as pessoas estão se tornando mais individualistas, preocupadas apenas com elas mesmas, o coletivo já não tem muita importância (KRAMER, 1999).
É necessário possuir esclarecimentos e instrumentos, para trabalhar o aspecto afetivo quanto o cognitivo, que são indissociáveis no comportamento humano. Nesse caso, o professor precisa exercer o papel de mediador no processo educativo, significando que este precisa saber acerca do conhecimento do desenvolvimento psicológico da criança e, por conseguinte, das suas necessidades.
...