O Compendio da Doutrina Social da Igreja vem trazer
Por: JARBAS ARQUIVOS • 7/6/2021 • Resenha • 593 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
INSTITUTO DE FILOSOFIA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS[pic 1]
RESUMO
Compêndio da Doutrina Social da Igreja,
Capitulo IV, números VII e VIII.
OS VALORES FUNDAMENTAIS DA VIDA SOCIAL
E A VIA DA CARIDADE
Curso: Bacharelado de Filosofia
Ano: 2021
Disciplina: Antropologia filosófica
Docente: Pe. Rosenildo Pereira dos Santos
Discente: Jarbas Vinícius de Jesus Santos
RA: 8132917
VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
2021
RESUMO
Compêndio da Doutrina Social da Igreja, Capitulo IV, números VII e VIII.
OS VALORES FUNDAMENTAIS DA VIDA SOCIAL E A VIA DA CARIDADE
O Compendio da Doutrina Social da Igreja vem trazer-nos a luz sobre um aspecto da vida social, que são os valores da verdade, da liberdade, justiça e o amor, para que posamos aproximar-nos da perfeição de uma convivência mais humana. Onde apela não só para nossa natureza do ponto de vista religioso mais também judicial, individual e comunitária que sem esses valores, sendo aplicados de igual modo, garantidos não só pela a igreja, mas também na sociedade como uma organização pública e jurídica, o homem tende a viver sempre em um limite, na beira de um abismo de caos, de caráter social, subjetivo e transcendente.
Em primeiro plano, podemos definir que o homem é um ser que busca sempre estar no caminho apontado pela verdade, essa busca o faz questionar a todo momento sobre suas escolas, e como patê de uma sociedade, questiona o meio que vive contribuindo para o crescimento de ambos, mesmo sabendo que cada vez mais vemos a necessidade de uma clareza quando partimos para o lado econômico/social, que afeta diretamente no valor da verdade em benefício e uma minoria que não se preocupa com a sociedade.
Ao mesmo tempo o valor que a liberdade proporciona está divinamente ligada ao indivíduo pela consciência, reconhecer-se como um ser dotado de liberdade, essa consciência plena de liberdade só é atingida quando ele leva em conta o meio e a sociedade em que está inserido, pois assim tem consciência que sua liberdade não pode ferir o outro, pois está ciente com o apoio da verdade de tudo que fere a moral e é errado.
Reconhecer o outro como pessoa, através dos aspectos da moralidade é onde baseia-se o valor da justiça. Abrange vários aspectos da nossa vida como igreja e sociedade. O Magistério firma a justiça social com seu aspecto tradicional de política, economia, leis e estrutura, que tendem a garantir um bom funcionamento da sociedade. Como também vem garantir o valor do indivíduo, sua dignidade perante os direitos comuns que são, pela justiça, garantidos a todos. Em todos esses aspectos que a justiça traz, ela ainda necessita e um sustentáculo para ser verdadeiramente desfrutada, segundo a doutrina da igreja, é o amor, esse suporte dá a justiça e a todo os outros valores anteriores a capacidade de efetivamente alcançar e cuidar do outo promovendo na sociedade o fruto da paz, numa relação de solidariedade mostrando que a justiça a verdade e a liberdade além de um conjunto de normas e ensinamentos morais, instrutivas para o homem, está ligada diretamente em reconhecer o outro como responsabilidade de todos, de toda sociedade.
...