O Fichamente Weber
Por: IgorMendes123 • 4/6/2020 • Resenha • 941 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
Em 1864 nasce Max Weber, na cidade de Erfurt Reino da Prússia. Suas principais influências intelectuais foram predominantemente alemãs, seu ponto de vista foi pautado em correntes de pensamento derivados de momentos marcantes da história, da economia, da jurisprudência, da sociologia e da filosofia. As duas primeiras obras de sua autoria não são tão relevantes pelo conteúdo, mas pelo testemunho da linha de evolucão intelectual do próprio, onde se manifesta a análise da natureza da iniciativa capitalista e das características presentes no cenário específico do capitalismo do ocidente europeu. Já nesta época analisava as relações do trabalho e desenvolvia teorias de como essas relações iriam se desenvolver com o passar do tempo, em um de seus longos estudos sobre o trabalho escreveu sobre o trabalho agrícola na Alemanha do Leste, nele retrata a seguinte situação : O rio Ela corta duas estruturas agrarias diferentes, o leste os Junkers possuía grandes latifúndios organizados em regime semifeudal onde por sua vez existiam trabalhadores contratados aos patrões por contratos anualmente com condições de trabalho alelos com o período medieval além de trabalhadores contratados por dia, com condições similares como das industriais, o lado oeste a maioria dos trabalhadores eram compostos por camponeses independentes. Segundo Max Weber os trabalhadores com vínculo contratual não mantém uma relação meramente econômica, uma vez que já que se implicam a de direitos e obrigações.
Sua obra “A Ética Protestante e o Espírito Capitalista”, o autor traz um recorte da Europa Moderna: os homens de negócio e proprietários mais importantes do capital, os operários de mais destaque, e pessoas das mais altas qualificações sendo na sua maioria protestantes. Uma das justificativas são os primeiros centros de desenvolvimento capitalistas do século XVI, serem de origem protestantes, após a Reforma Protestante o controle da Igreja Católica sobre a vida cotidiana foi removido.
A Reforma originou o luteranismo, não podendo ser considerado a principal origem do espírito capitalista. Martinho Lutero projetava vocação a aspectos ainda muito tradicionais. Weber afirmou a existência de seitas protestantes futuras viriam a introduzir a noção da vocação, classificando-a como atividades profanas a partir de regras morais centrada nos interesses do crente (protestantismo ascético). Ele distingue no protestantismo ascético as quatro principais correntes: pietismo, calvinismo, metodismo, além de seitas batistas. No fim de sua obra “A Ética Protestante e o Espírito Capitalista”, o autor sugere a rejeição de esquemas teóricos para interpretação da história, incluindo o idealista e o materialista, já que de nada contribuirão se não utilizadas de modo preliminar, mas sim como conclusão de um trabalho investigativo. Weber mostra de maneira profunda esse ponto de vista em suas ensaios metodológicos. No seu primeiro ensaio, é descrita uma crítica a Roscher e Knies.
A partir de Weber, as ciências sociais focam em ideias e fenômenos espirituais, que formula características humanas não existentes no objeto temático das ciências naturais. Existe um interesse nas ciências sociais e um interesse pelos problemas práticos, e na busca pôr mudanças sociais desejáveis. O objetivo principal das ciências sociais é o entendimento da originalidade característica da realidade em que se vive. Mesmo Weber já tendo escrito inúmeras obras, somente em Economia e Sociedade o interesse pela definição das homogeneidade da organização econômica e social iniciada, portanto, o interesse pela sociologia. Segundo Weber a sociologia busca pela formação de princípios gerais e conceitos com bases genéricas, ligados a ação social humana.
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