O Livre Árbitro
Por: Pâmela Mijich • 2/11/2022 • Artigo • 2.641 Palavras (11 Páginas) • 85 Visualizações
LIVRE-ARBÍRIIO
Imagine que você está na fila de um restaurante self-service e, quando chega ao balcão das sobremesas, hesita entre um pêssego e uma grande fatia de bolo de chocolate com chantili. O bolo parece gostoso, mas você sabe que engorda. Mesmo assim, você o escolhe e come com prazer. No dia seguinte, você se olha no espelho, ou sobe na balança, e pensa: "Eu não devia ter comido aquele bolo de chocolate. Eu poderia ter comido o pêssego.”
"Eu poderia ter comido o pêssego." O que significa isso - e é verdade?
Os pêssegos estavam ali quando você entrou na fila do restaurante: você teve a oportunidade de pegar um pêssego. Mas não é só isso que você quer dizer. O que você quer dizer é que poderia ter comido o pêssego. Poderia ter feito algo diferente do que de fato fez. Antes de se decidir, você tinha a possibilidade de pegar a fruta ou o bolo, e foi a sua escolha, unicamente, que decidiu qual dos dois seria.
É isso? Quando você diz: "Eu poderia ter comido o pêssego", está dizendo que só dependia da sua escolha? Você escolheu o bolo de chocolate, e foi isso que você comeu; mas, se tivesse escolhido o pêssego, era isso que teria comido.
...