OS EFEITOS DELECTERIOS DA PUBLICIDADE
Por: PARKER135 • 23/7/2016 • Trabalho acadêmico • 4.162 Palavras (17 Páginas) • 1.231 Visualizações
INTRODUÇÃO
Pesquisadores de todo mundo apontam para os efeitos nocivos da televisão no que tange as propagandas e aos programas exibidos perante o público infantil. É muito preocupante a influencia dos programas televisivos que exibem violência e imoralidade sexual sobre crianças e adolescentes. Os programas infantis em lugar de educar e transmitir valores morais e éticos está cada vez mais focalizando violência e cenas de “alto risco” para o desenvolvimento infantil.
Este trabalho foi elaborado com base em monografias e obras focalizadas nos efeitos delectérios da televisão sobre a sociedade, mas em particular sobre as crianças.
OS EFEITOS DELECTERIOS DA PUBLICIDADE
A influência publicitária é um fator em Guatemala como médio para “estabelecer” certa ideologia materialista (pensar que se vale pelo que se tem) ou na maioria dos casos, o consumo da produção das grandes empresas, tanto estrangeiras como nacionais. Hoje em dia, observa-se que a sociedade busca ter mais e “melhores” bens, e ao influir a publicidade, já seja através dos meios de comunicação, se converte em uma sociedade consumista; a juventude vê-se atacada de muitas formas que sua ideologia muda, pensando, os jovens, que não pode ser pertencido a um grupo social se não se possui roupa de marca, telemóveis, modas, formas de falar, pensar e atuar, etc.
A publicidade é a comunicação de uma mensagem destinada a influenciar a conduta dos compradores de produtos ou serviços, divulgados por um médio pago e emitido com fins comerciais.
Neste trabalho vamos centrar-nos/centrá-nos na “função de comercialização”, dentro desta, na “promoção” e mais concretamente na “Publicidade”, analisaremos de um modo profundo sua influência na sociedade atual, para conhecer de um modo preciso suas consequências positivas e negativas, já que na atualidade ninguém se escapa dos efeitos deste que se chegou a converter em um fenômeno social
O papel principal das agências publicitárias é levar a que o consumidor compre e se idealice uma necessidade material, entre os que podemos mencionar conseguir que todo mundo conheça o produto/marca ou empresa, para que deste modo, se veja refletido no incremento de suas vendas, e conseguir se acreditar dentro do mercado, que finalmente é uma de suas metas primordiais e uma vez atingidos estes objetivos proceder à criação do anúncio publicitário para mais tarde ser publicado em algum médio de comunicação: T.V, diários, rádio, internet... Depois do lançamento do anúncio publicitário as agências estudarão os pró, os contra que este produziu na sociedade, isto é, a repercussão que teve no âmbito social, se foi positiva ou negativa com referência ao consumo produzido do produto, a sua vez, se estudarão os diferentes efeitos e as diferentes impressões que causou o anúncio publicitário na sociedade.
Antecedentes da Publicidade
A Publicidade e o Marketing atual são um fenômeno posterior à II Guerra Mundial.
O nascimento da publicidade moderna pode ser datado no último quarto do século XIX, coincidindo com a Revolução Industrial. Esta revolução possibilita o auge do capitalismo e a produção em massa que origina a sua vez a necessidade de comunicar com os clientes de forma em massa.
Nesta primeira etapa da Publicidade moderna, os meios dedicam-se a vender espaço publicitário através de agentes que trabalham a mudança de uma comissão e não intervêm na criação do anúncio em si.
A publicidade foi evoluindo até a no dia de hoje e até converter-se no médio perfeito para conseguir a consolidação das grandes empresas que encontraram na publicidade um recurso para dar a conhecer seu produto e desta forma conseguir o incremento de suas vendas.
Objetivos da Publicidade
Os objetivos que se atribuem à Publicidade são de tipo comunicacional.
À Publicidade só se lhe podem atribuir objetivos de comunicação, em nenhum caso uma cifra ou volume de vendas, participação no mercado ou nível de benefícios, pois estes são resultado de toda a ação comercial da empresa, isto é, as vendas não são só consequência da publicidade.
A Publicidade não tem efeitos imediatos senão que são retardados. A finalidade da publicidade é conseguir um objetivo que se compartilhe com as metas da empresa. A Publicidade permite INFORMAR, PERSUADIR e RECORDAR, todo isso para finalmente atingir um objetivo comercial vinculado às vendas ou ao benefício.
A Publicidade pode ser proposto para conseguir os seguintes objetivos:
1. Conseguir fama, isto é, conseguir que todo mundo conheça o produto/marca ou empresa. É um objetivo básico na fase de introdução ou em outras fases se deseja-se chegar a um novo público objetivo ou no caso de que se tenham introduzido modificações que sejam precisas que se conheçam.
2. Reforçar ou consolidar atitudes: Há que seguir comunicando para não cair no esquecimento e fortalecer as atitudes positivas para a marca, para deste modo conseguir se acreditar e se consolidar como uma empresa bem-sucedida.
3. Modificar atitudes: É um objetivo alcanzable mas o mais caro já que supõe mais investimento e mais tempo, como a publicidade tenta ter um forte impacto às pessoas para as que vai dirigida, isto causou mudança de atitudes na sociedade atual que bombardeada por este fenômeno social se criou falsas necessidades que muitas vezes conseguem que as pessoas queiram ser alguém que em realidade não são, na maioria de casos são para fazer parte de um grupo.
4. Transmitir diferenças do produto para posicionar-se clara e diferenciadamente: Sempre que tenhamos um elemento diferenciador temos de comunicá-lo com clareza e singeleza. Há que conhecer perfeitamente o produto.
Comunicar aquilo que tem o produto e não têm os demais ou que, em caso que o tenham, não o tenham explodido ainda.
5. Indicar novos usos do produto: Quando os produtos atingem certa maturidade em seu ciclo de vida, suas vendas se estancam e podem chegar a diminuir perigosamente se outros produtos novos chegaram ao panorama comercial para cobrir as necessidades e gostos dos clientes aos que nós atendíamos. Nestes casos as empresas se esfuerzan por renovar e relançar seus produtos adequando-se às cambiantes expectativas do mercado, com o fim de seguir sendo competitivos.
6. Criar, manter ou melhorar a imagem da empresa: As campanhas institucionais resultam um apoio indispensável para obter melhores resultados, nas vendas do produto.
A publicidade primeiro informa, depois persuade e por último vende. A Publicidade é uma ferramenta de Marketing que deve ir encaminhada a satisfazer a continuidade das compra dos consumidores que conformam o segmento eleito, gerando atração, para o produto.
O Plano Publicitário - Fases
A publicidade enquadra-se dentro do planejamento empresarial de modo sistemático e deve ser empregue de forma planificada e não esporadicamente ou de modo repentino.
...