Paulo de Tanso e Palotino
Por: Carolthume • 14/5/2019 • Projeto de pesquisa • 589 Palavras (3 Páginas) • 145 Visualizações
Paulo de Tarso
Nascido aproximadamente ao mesmo tempo que Jesus. Seu nome de circuncisão era Saulo, e provavelmente o nome de Paulo também lhe foi dado na infância para uso no mundo dos gentios, como “Saulo” seria seu nome hebreu.
Paulo era natural de Tarso, a capital da Cilícia, uma província romana no sudeste da Ásia Menor.
1- CONCEITO DE IDEIA
Enquanto os apóstolos defendiam a religião para os religiosos, Paulo entendeu que a doutrina deveria ser estendida para todos.
Fez uma interpretação muito pessoal das palavras de jesus, incorporando elementos neoplatônicos e pitagóricos.
Influência de pensamento grego.
Afirmou que a salvação não era apenas para o homem, mas para toda a natureza.
Acreditava que o propósito da ação humana na terra tinha caráter escatológico (relacionado
ao fim do mundo).
Além de Deus e de Cristo, Paulo afirmou a existência do espírito\logos (pneuma) que infla o
conhecimento de Deus na alma dos homens.
Logos é o mundo das ideias, eternas e imutáveis.
Afirmou que o pensamento de Deus pode ser conhecido, mas não pela sabedoria dos homens
e pelo seu esforço racional, para ele tal conhecimento poderia ser por meio de revelação do Espirito. Por isso sua tarefa era de “ pronunciador de boas novas’’ pois o Espirito falava por ele, sendo Paulo somente um servo do senhor.
2- PERSONAGEM CENTRAL E SEU GRUPO.
O apóstolo Paulo foi o autor de 13 dos livros do Novo Testamento, que fundou várias igrejas no início do Cristianismo. Ele não seguiu Jesus durante seu ministério mas teve uma visão de Jesus mais tarde. O ministério de Paulo se concentrou em todos que não eram judeus.
Na sua juventude, Paulo era mais conhecido como Saulo. Ele era judeu, da cidade de Tarso e era do grupo dos fariseus, como seus pais.
Saulo estudou em Jerusalém debaixo de Gamaliel, um dos professores e teólogos mais famosos dos judeus. Saulo teve uma educação privilegiada!
Plotino
No séc. III Plotino foi a figura mais importante do neoplatonismo, Plotino é geralmente considerado o fundador do chamado neoplatonismo. Ele é um dos mais influentes filósofos da Antiguidade, depois de Platão e Aristóteles. Aos 28 anos, um crescente interesse por filosofia levou-o a Alexandria, onde tornou-se discípulo de Amônio Sacas por 11 anos. Depois disso, Plotino dedicou-se ao estudo da filosofia persa e indiana. Estudou em Alexandria e trabalho em Roma, chegou ate mesmo a contar com a proteção do imperador Galieno. Nesse período, conviveu com a presença dos cristões que estavam em franco crescimento no seio do império.
Foi influenciado pelo
...