Plano de Ação
Por: Natália Drummond • 20/5/2018 • Projeto de pesquisa • 580 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
Plano de Ação [pic 1]
Campanha da Fraternidade
Tema: Fraternidade e superação da violência
Lema: Vós sois todos irmãos ( Mt23.8 )
O que é violência?
No mundo existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia e a violência contra a mulher, entre outras. Elas acontecem quando alguém ou um grupo de pessoas utiliza intencionalmente a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, privando as de liberdade, causando algum dano psicológico, emocional, deficiência de desenvolvimento, lesão física ou até a morte.
Violência na criança?
Há muitas formas de violência contra a criança (física, psicológica, sexual, social – esgoto a céu aberto, tráfico de drogas, falta de espaço seguro para brincar e conviver com outras crianças), mas consideramos que a pior forma ainda é a pobreza. A pobreza reforça outros tipos de violência e é algo que as pessoas têm que conviver todos os dias. O principal caminho para acabar com a violência é o fortalecimento das famílias. Não apenas em relação ao acesso à informação sobre os cuidados com a criança, mas também seu empoderamento por meio de redes de famílias e comunidades que não somente exigem do Estado mas, principalmente, fazem o que está ao seu alcance. A família é o melhor lugar em que a criança pode crescer e se desenvolver. Criar e cuidar com ternura, implica construir primeiro uma relação de amor e respeito com essa criança. Essa construção deve ser feita de forma firme, mas sem violência. A sociedade como um todo tem o dever de proteger a criança e promover espaços saudáveis para que ela possa crescer e se desenvolver.
Esse ano somos convidados a espalhar o amor e ter sempre atitudes de boas ações para com todos. Durante o ano letivo iremos trabalhar o tema de Campanha da Fraternidade em algumas datas comemorativas, visando levar para os responsáveis, a equipe da U.E e as crianças um sentido de semear o amor e a caridade para que assim o mundo melhore.
Objetivo Geral:
Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.
Objetivos específicos:
- Valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para a paz e de testemunho do amor e do perdão;
- Apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e paz, conselhos paritários de direitos e organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência.
- Trabalhar o espirito de solidariedade e de amizade entre os alunos e responsáveis.
- Conhecer quais são as formas de violência que a criança pode está vulnerável e como combate- lá.
Plano de ação para a Campanha da Fraternidade.
- Cultura Indígena: Exposição da cultura indígena e conscientização do respeito e não violência com os índios;
- Dia do trabalhador: Cartazes contra a violência sofrida nas crianças (Trabalho Infantil);
- Dia das Mães: Cartazes contra a violência doméstica na mulher e a lei Maria da Penha;
- Semana Mundial do Brincar: Percurso sensorial que envolva as emoções dos sentidos das crianças;
- Copa do Mundo: Desfile das culturas dos cinco continentes;
- Inicio do Inverno: Campanha do agasalho na U.E;
- Aniversário da U.E e 200 anos de Itaguaí: Caminhada da Paz no quarteirão da U.E;
- Consciência Negra: Cartazes e teatro de fantoche sobre o preconceito racial;
- Ação de Graças: Ponto de culminância das nossas atividades com um encontro ecumênico na U.E.
- Todas as atividades serão previamente discutidas com o corpo docente e direção.
...