Projeto Bakhtin
Por: Anjin12 • 4/4/2016 • Bibliografia • 836 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
Página 1 de 4
Nome: Bruna Ferrari Campos Curso: Pedagogia
RGM: 15093930 Mestre: Juscelino
Projeto Bakhtin
- Mikhail Mikhailovitch Bakthtin nascido no dia 16 de setembro de 1895 em Orel, pequena cidade ao sul de Moscou. Ele era de uma família aristocrática e empobrecida. Aos nove mudou – se com uma família para Vilna, Capital de Lituânia onde se tornou um poliglota pois lá ele convivia com muitas línguas diferentes. Aos 15 ele começa seus estudos universitário, em Petersburgo se matricula no Departamento de Letras Clássicas e onde se forma em História e Filologia. Foi professor em Nevel em 1918 e 1920.
- Em 1921casa – se com Elena Aleksandrovna Okolóvitch que foi sua companheira até morrer em 1971. Ainda em 1921 foi tingido por uma enfermidade óssea (osteomielite crônica) levando a amputar uma das pernas. Em 1924 muda para Lenin onde devido ás condições de saúde sobrevive graças a um auxilio doença e onde também publica alguns de seus trabalhos importantes. Em 1929 foi preso e condenado á cinco anos em um campo de concentração em Solóviki, não se sabe o real porque alguns dizem que foi sua relação com a igreja ortodoxa. Devido seu problema de saúde passou a exercer trabalhos como professor de contabilidade para empregados de fazendas, guarda livros, redator e nesse tempo pensava já em sua teoria do romance. Em 1965 obteve renome mundial e em 1969 buscou tratamento medico em Moscou onde morou até a sua morte em 1975.
- Suas obras é marcada por muitos textos inacabados, pois eram ainda rascunhos. Algumas de suas obras foram publicadas em nome de outros autores devido a razões políticas Bakhtin não pode publicar esses trabalhos em seu nome e outro problema em relação a suas obras foi que elas não vieram por ordem em que foram escritas. Ele começa a ser conhecido a partir de 1967 quando Júlia Kristeva, búlgara que estudava na Franca publica uma apresentação de suas obras: Dostoievski e Rabelais na revista Critique “Bakhtin, o discurso, o diálogo, o romance. Estas obras foram traduzidas para o inglês e italiano publicadas em francês chegando ao português.
- Suas obras tratou das relações do eu com o outro, as relações dialógicas, um estudo da chamada Análise da Conversação, estabeleceu uma prima filosofia e uma teoria marxista da superestrutura. Dizia que há uma dissociação entre o mundo da teoria e o mundo da vida, diz também que o ser é um evento único.
- Há três eixos básicos do pensamento bakhtiniano: a unicidade do ser e do evento, relação eu/outro, dimensão axiológica. São essas coordenadas que estarão na concepção dialógica da linguagem.
- Foi dentro do projeto de investigação que surge o conceito de dialogismo que é o principio unificador da obra bakhtiniana. Fala a respeito de a língua ter propriedades dialógicas a todos os enunciados no processo de comunicação. Dialogismo é o modo de funcionamento real da linguagem, é o principio construtivo do enunciado.
- As aspas e a negação é uma demarcação da voz do outro. O discurso alheio não demarcado as vozes se misturam, mas são claramente percebidas por serem bi vocais as palavras. Na polêmica clara trata – se do afrontamento de duas vozes, cada uma defendendo sua idéia. A paródia é uma imitação de um texto ou de um estilo que proporciona desqualificar o que esta sendo imitada já a estilização é a imitação de um texto sem a intenção de negar o que esta sendo imitadas, as vozes é convergente na direção do sentido as duas apresentam a mesma posição significante.
O estilo para Bakhtin é o conjunto de procedimentos de acabamento de um enunciado, é o conjunto de particularidades discursivas e textuais que cria a imagem do autor que é o que denominamos o efeito de individualidade.
- Texto : é a manifestação do enunciado, uma realidade imediata que advém do fato de ser um conjunto de signos. Enunciado é a posição assumida pelo enunciador ,é um sentido. O enunciado é da ordem do sentido e o texto do domínio da manifestação.
- A subjetividade é construída pelo conjunto de relações sociais que o sujeito participa. O dialogismo é o principio de constituição do indivíduo e seu principio de ação. Isso explica a importância da linguagem no projeto bakhtiniano de construção de uma teoria de superestruturas, a apreensão do mundo é situada historicamente porque o sujeito esta sempre em relação com o outro. O sujeito é integralmente social e integralmente singular interage com as vozes sociais de um modo único.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com