Psicologia
Por: daylamozzer • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
ATPS - A influência do pensamento humanista na Psicologia
Como solicitado em aula pelo Prof. André Meller, pesquisamos na internet: páginas e vídeos a respeito do Humanismo e sua influencia sobre a Psicologia de forma geral.
Segue abaixo, algumas das páginas pesquisadas e a análise e comentários sobre as mesmas.
Páginas pesquisadas:
- http://www.youtube.com/watch?v=hDDCe7pVAxE (visão geral sobre a Psicologia Humanismo).
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow (A teoria das necessidades humanas).
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenomenologia (Material explicativo a respeito da Fenomenologia).
- http://www.significados.com.br/humanismo/ (Breve explicação sobre o Humanismo).
- http://www.youtube.com/watch?v=sn_fBbo35Wg (Vídeo que demonstra e acentua as potencialidades humanas sob a visão da Psicologia).
Devido aos eventos decorridos na Europa no fim da idade média e início da idade moderna passamos a nos ver como centro das coisas. Deixamos o Teocentrismo e adotamos o Antropocentrismo, nos vendo então como o centro de tudo. Passamos assim, a nos ver como o todo.
Essa nova visão Humanista nos valoriza e nos mostra como seres capazes e transformadores em nosso meio, e como foco principal nos entende como o centro de todas as coisas. Vê o homem como a razão principal, e não apenas como objeto dos interesses e divinos como a igreja costumava pregar. O homem se desgarra dessa influência e busca em si a totalidade.
Como consequência dessa nova autonomia, nos vimos em crise existencial, pois passamos a nos ver culpados e donos das consequências das nossas ações, não podendo mais justificá-las como "vontade divina".
Na década de 1950 a visão Humanista passou a ter grande importância em diversas abordagens e teorias da Psicologia. Alguns teóricos como Carl Rogers e Abraham Maslow foram fundamentais para firmar de vez a visão Humanista como ferramenta que busca entender o homem sob um novo olhar científico, além das já existentes teorias Psicanalíticas e Behavioristas. Junto à abordagem fenomenológica desenvolvida por filósofos teóricos como Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Merleau-Ponty, o Humanismo se fortaleceu e se firmou como método influente no aprendizado, sendo utilizado para melhor compreender o homem no seu processo de desenvolvimento e na criação de sua autonomia como resultado de experiências e escolhas.
De forma geral a o Humanismo veio adicionar grande valor teórico e prático nas análises e aplicações diárias da Psicologia considerando a particularidade de cada ser humano. Essa abordagem é de grande valor para a Psicologia, pois vem mostrando grandes resultados na área da aprendizagem assim como no tratamento clínico.
...