Qual é a filosofia do direito?
Resenha: Qual é a filosofia do direito?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ritamendeslima01 • 5/6/2014 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Que é Filosofia do direito?
.Filosofar não é tarefa fácil. Exige do sujeito uma postura de abandono do lugar de comodidade e supõe permanente abertura para a construção do conhecimento.
Desde seu surgimento a filosofia prezou pela busca de soluções bem fundamentadas para as perguntas que incomodavam as pessoas; sempre tentou nutrir-se com a convicção de que as respostas encontradas deveriam ser tratadas como prováveis e não como absolutamente certas e acabadas.
O Direito é um produto cultural, feito pela razão do homem e como tal, precisa de oportunidade de submeter o que produz aos critérios da racionalidade. A Filosofia do Direito é disciplina que exerce de forma intensa a tarefa de pensar e repensar de forma crítica, profunda e ampla o fenômeno jurídico.
Por mais que o Direito tenha que se apresentar como um ser gerador de segurança; por mais que certo grau de rigidez lhe seja indispensável, a Filosofia tem o poder de oferecer a ele elementos que contribuem para seu aperfeiçoamento.
Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito?
O que motivou esse artigo foi a tentativa de apontar quais contribuições o acadêmico ou profissional do Direito podem esperar da Filosofia, ficando claro que inúmeras são essas contribuições: A Filosofia do Direito investiga o Direito do ponto de vista conceitual; exerce sobre ele uma rigorosa crítica; problematiza-o; viabiliza ao jurista abrir sua mente diante do fenômeno jurídico; abre espaço para a percepção de verdades que se escondem por traz dos discursos. Estabelece, enfim, com o Direito uma relação dialética capaz de fazer com que o jurista tenha cada vez mais uma melhor percepção de seu instrumento de trabalho.
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11700
...