Santo Agostinho e a comunicação pela fé
Por: Thaisera • 9/6/2015 • Dissertação • 648 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Filosofia – AP_II
Santo Agostinho e a comunicação pela fé
Thaís Ricci Graziano
15392091
Anália Franco
São Paulo
2015
(A) Questões:
- Sócrates
Quais sãos as características do método socrático?
O primeiro ponto para aprender a conhecer é duvidar, colocar em contradição duas formas de pensar a mesma situação, a partir desse enfrentamento nasce o conhecimento real.
- Platão
Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?
O mundo sensível, que é acessível pelos sentidos, é o mundo do movimento e os objetos são sombras dos objetos reais. E o mundo Inteligível, que é o mundo das ideias, o mundo real, as ideias são unas, imutáveis e hierarquizadas e o Bem é a mais importante e mais geral de todas.
- Aristóteles
O que é substância?
A substância é aquilo que é em si mesmo.
O que é matéria e forma?
Matéria é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, é caracterizada pela indeterminação, é pura passividade, contendo forma em potência.
Forma é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é, é um princípio inelegível, é a essência comum dos indivíduos de uma mesma espécie.
O que é potência e ato?
Potência é a ausência de perfeição, é a capacidade de tornar-se algo e, para isso, precisa da ação de um ser já em ato.
O movimento é a passagem da potência em ato, é o ato de um ser em potência enquanto tal, é a potência se atualizando.
-Santo Agostinho
O que é a teoria da iluminação?
Segundo Agostinho, Deus ilumina a razão e permite ao homem pensar de maneira correta.
Santo Agostinho e a comunicação pela fé
Santo Agostinho é um dos representantes da filosofia cristã denominada Patrística que tem como intuito confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja. Dentre seus trabalhos estão De Magistro, escrito em 389. E colabora com elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradução Católica e ainda se torna um dos suportes racionais e educacionais para o cristianismo.
Em sua obra De Magistro ele estabelece uma análise por meio do diálogo com seu filho sobre o poder da palavra no ensinamento da doutrina cristã. Para Santo Agostinho o diálogo por meio da fala, ou comunicação, tem como finalidade ensinar e recordar os conhecimentos e assim encontrar a verdade que é a fé. Sua influência platônica está na recordação, ou reminiscência trabalhada também por Platão na busca pelo conhecimento.
...