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Santo Agostinho e a comunicação pela fé

Por:   •  9/6/2015  •  Dissertação  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

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UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Filosofia – AP_II

Santo Agostinho e a comunicação pela fé

Thaís Ricci Graziano

15392091

Anália Franco

                                                 

     

São Paulo

2015

(A) Questões:

- Sócrates

Quais sãos as características do método socrático?

O primeiro ponto para aprender a conhecer é duvidar, colocar em contradição duas formas de pensar a mesma situação, a partir desse enfrentamento nasce o conhecimento real.

- Platão

Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?

O mundo sensível, que é acessível pelos sentidos, é o mundo do movimento e os objetos são sombras dos objetos reais. E o mundo Inteligível, que é o mundo das ideias, o mundo real, as ideias são unas, imutáveis e hierarquizadas e o Bem é a mais importante e mais geral de todas.

- Aristóteles

O que é substância?

A substância é aquilo que é em si mesmo.

O que é matéria e forma?

Matéria é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, é caracterizada pela indeterminação, é pura passividade, contendo forma em potência.

Forma é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é, é um princípio inelegível, é a essência comum dos indivíduos de uma mesma espécie.

O que é potência e ato?

Potência é a ausência de perfeição, é a capacidade de tornar-se algo e, para isso, precisa da ação de um ser já em ato.

O movimento é a passagem da potência em ato, é o ato de um ser em potência enquanto tal, é a potência se atualizando.

-Santo Agostinho

O que é a teoria da iluminação?

Segundo Agostinho, Deus ilumina a razão e permite ao homem pensar de maneira correta.

Santo Agostinho e a comunicação pela fé

        

Santo Agostinho é um dos representantes da filosofia cristã denominada Patrística que tem como intuito confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja. Dentre seus trabalhos estão De Magistro, escrito em 389. E colabora com elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradução Católica e ainda se torna um dos suportes racionais e educacionais para o cristianismo.

Em sua obra De Magistro ele estabelece uma análise por meio do diálogo com seu filho sobre o poder da palavra no ensinamento da doutrina cristã. Para Santo Agostinho o diálogo por meio da fala, ou comunicação, tem como finalidade ensinar e recordar os conhecimentos e assim encontrar a verdade que é a fé. Sua influência platônica está na recordação, ou reminiscência trabalhada também por Platão na busca pelo conhecimento.

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