Ética, revisão para n1 -curso estética
Por: dudakellen • 21/5/2015 • Resenha • 668 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
N1- Ética
A ética avalia o comportamento e a postura do homem perante uma sociedade, validando o respeito e a qualidade.
A ética no geral é aquela que avalia a liberdade, os bens, os valores, as leis e etc..
A é específica é aquela que avalia o comportamento dentro de em relacionamento, por exemplo, ética matrimonial, ética religiosa, ética profissional, entre outras.
Na Grécia antiga existiu Sócrates ele dizia que o a verdadeira felicidade vinha da alma, vinha de si mesmo, que era feliz aquele que se conhecia por inteiro. Eis que chegou então Platão, ele acredita que o homem era bom, quando um bom cidadão, era bom realmente se fosse bom também perante a sociedade. Veio então Aristóteles que dizia que o fim ultimo do homem era felicidade, que ele só encotraria isso no fim da sua vida, afinal a felicidade estava no SER!
Originando então a doutrina da alma:
Razão= Prudência, isto é o homem agia pela razão porém pensava na consequência de suas escolhas, e pessoas com esse comportamento resultam em GOVERNANTES.
Vontade=Fortaleza, o homem que faz suas vontades ele se sente forte, ele é determinado, a sua força de vontade o torna capaz, pessoas assim se tornam grande Guerreiros
Apetite=Temperança, é o homem que tem equilíbrio sobre as suas vontades, seus apetites, tornando-se então grandes Artesãos e Comerciantes.
Eis que chega o período MEDIEVAL, onde o homem foi designado o pecador, ele teria de sempre se confessar e pagar indulgencias. Afinal DEUS eram o BEM SUPREMO. Surgindo então alguns princípios das virtudes como:
Virtudes teológicas: (essas vinham de Deus) fé, esperança e caridade.
Virtudes cardeais: (do homem, da carne) justiça, coragem, temperança, prudência.
Surgindo também os 7 pecados capitais: Gula, avareza, cólera, preguiça, inveja, orgulho e luxúria.
Teocentrismo era a ética religiosa. Santo Agostinho dizia que a felicidade não era alcançada nesse mundo, pois a felicidade estava em SER. São Tomás de Aquino dizia que todo o poder vinha de Deus, e que ele era nossa única esperança e que só ele poderia nos ajudar, e o poder supremo ent]ao era dado a igreja.
No período moderno surgiu o MOTIVO + ATO = CONSEQUENCIA, resultando em características das pessoas, como:
Utilitarismo = significa que as ações do homem são responsáveis por causar prazer ou dor, as sensações.
Pragmatismo= são aqueles que usam os efeitos práticos.
Hedoísmo = aquele que vive em busca do prazer imediato, sem senti a a dor.
Até que surge Kant que dizia que os homens eram movidos pelo desejo, mas que ao mesmo tempo deveriam ter o DEVER para que não houvesse desordem na sociedade.
Bioética é aplicada a vida e aos fatores que interferem na sobrevivência do planeta, as questões éticas envolvem, medicina a biologia, a filosofia.
A filosofia é o amor pelo conhecimento a busca pela sabedoria, filosofia significa amizade + sabedoria. Seus princípios é sempre QUESTIONAR, o porque acontece, como acontece, o que acontece. Assim como INVESTIGAR, saber como as coisas acontecem , formular hipóteses, cooperar e examinar alternativas, na estética por exemplo em questão dos produtos. E sempre também AMPLIAR, estar sempre se atualizando, procurando uma forma mais ampla do assunto.
...