A Formação do território brasileiro
Por: paulo1806 • 15/4/2018 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Formação do território brasileiro
Valdivino Borges De Lima
Paulo Henrique Lima da Silva[1]
QUESTÕES
1. O Modo de Produção Capitalista, engendrado nas contradições do Feudalismo e consolidado em meados do século XVIII com a Revolução Industrial Inglesa tem desde sua origem o princípio básico da exploração do trabalho, o lucro e a acumulação. A transição caracterizou-se pela “expansão territorial portuguesa, no Atlântico, estimulada pela Revolução Comercial” (ANDRADE, 1995), ocorrendo os “grandes descobrimentos”. Nesse contexto, povos e nações foram e ainda são subjugados ao poder do capital. Desta forma, analise dois momentos importantes na história brasileira.
- “O seu descobrimento” (século XVI) no bojo da expansão marítima portuguesa
- O Brasil hoje no contexto da chamada “globalização”
2. Dentre os vários fatores de territorialização no Brasil apontados por Andrade (1995), escolha dois deles e analise.
ARGUMENTAÇÃO
Resposta da questão 1.
O processo de expansão marítima português chegou ao seu auge quando, em 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral anunciou a descoberta das terras brasileiras. Mesmo alegando a descoberta nessa época, contudo, segundo a história e a geografia o Brasil já havia sido descoberto antes e os portugueses apenas o conquistou.
O conceito de território, segundo Manuel Correia de Andrade (2004), está diretamente ligado à dominação e administração de um espaço por uma organização ou Estado.
Com a ascensão do processo de expansão marítima de outras nações europeias e a decadência dos empreendimentos comercias portugueses no Oriente, as terras do Brasil tornaram-se o principal foco do mercantilismo português. Diante disso, novos fluxos migratórios para povoamento das colônias e exploração das mesmas, a expressão do Brasil para o mercado mundial foi se tornando maior. Então foram observados os primeiros traços de transformação e interação cultural entre os diferentes povos.
Ademais, esse panorama estruturou uma Divisão Internacional do Trabalho, que consiste no papel desenvolvido por cada território no trabalho e no comércio mundial. Enquanto de um lado, a partir do Tratado de Tordesilhas – que era um tratado que dava plenos poderes das colônias no litoral brasileiro a Portugal e das colônias que fazem divisa com os países da América do Sul à Espanha –, as colônias produziam matérias-primas, como produtos agrícolas, minérios e recursos naturais, do outro, as metrópoles transformavam esses materiais em produtos manufaturados.
A Globalização é denominada a partir da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre, ou seja, um país necessita de outro para sanar suas necessidades e é dividida hoje em quatro etapas através de momentos históricos (expansão marítima europeia; consolidação do processo de industrialização na Europa; Guerra Fria, com um mundo bipolar – polos capitalista e socialista, respectivamente; após a queda do Muro de Berlim) e tem influência direta na economia do Brasil já que a partir da expansão marítima portuguesa o Brasil foi conquistado e passou a ter sua economia de exportação alinhada à importação de matéria-prima por outros países o que tem relação direta nas economias do exportador e do importador; além disso, os meios comunicação e transporte possibilitam a relação entre povos de diferentes nações e culturas.
...