A Fundamentos da Educação
Por: andrade_edmilson • 11/10/2018 • Trabalho acadêmico • 757 Palavras (4 Páginas) • 528 Visualizações
Polo: Barra do Piraí
Nome: Edmilson de Andrade Silva
Matrícula: 16212140138
Atividade a Distância 2
QUESTÃO: Para os Behavioristas, a aprendizagem é interpretada somente como mudança de comportamento.
Faça um texto, de uma a duas laudas, explicando a frase acima.
Assim como a questão do desenvolvimento humano tem provocado a discussão de muitos pensadores e filósofos ao longo da história, a questão da aprendizagem também é um assunto que desperta o interesse desses estudiosos.
Um dos grupos que se propôs a estudar o tema é denominado de Behavioristas. Behavior, do inglês, tem o significado de comportamento, ou conduta. A origem dessa corrente de pensamento é atribuída ao americano John Broadus Watson com o Behaviorismo Clássico, e mais tarde a partir das ideias de Watson, Bhurrus Frederic Skinner desenvolveu o Behaviorismo Radical, sendo esses os dois ícones desta teoria.
A questão fundamental do Behaviorismo está no estudo do comportamento, das ações e reações, ou reações e ações, de estímulos e respostas, previsão e o controle do comportamento, com um olhar externo ao ser, não busca entender o processo interno da mente que nos leva a execução, mas sim a parte externa, os fatores, estímulos e resultados de determinados comportamentos, pois não seria possível estudar algo invisível à ciência com no caso a mente, a subjetividade do ser.
Segundo esta corrente os comportamentos devem ser observados, estudados e assim pode-se fazer correções de desvios comportamentais, treinar um indivíduo a ter um comportamento esperado dentro de um padrão, sendo assim com diferentes treinamentos também pode-se obter diferentes condições e sujeitos.
Deem-me uma dúzia de crianças saudáveis, bem formadas, e um ambiente para criá-las que eu próprio especificarei, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas ao acaso, prepará-la-ei para tornar-se qualquer tipo de especialista que eu selecione – um médico, advogado, artista, comerciante e, sim, até um pedinte e ladrão, independentemente dos seus talentos, pendores, tendências, aptidões, vocações e raça de seus ancestrais. (MARX e HILLIX, 1978, P. 244-45).
Watson criou a Psicologia Estímulo-Resposta (S-R), propunha somente estudar o homem naquilo que fosse observável, sua premissa era que o homem somente respondia a estímulos do ambiente. Ele rejeitava a introspecção, método que vigorava na psicologia antes do aparecimento do comportalismo, cabe ressaltar que ele não nega a existência de processos internos, e entendia que o homem possui um sistema orgânico e de interação com o meio, porém o estudo do subjetivismo na sua concepção não o levaria a conseguir conclusões, pois não era visível e mensurável.
Watson denomina como resultado de suas experiências o Reflexo Condicionado, que consiste em o organismo responder a estímulos que anteriormente não respondia, através de associação a um estímulo natural.
Skinner parte da concepção de Watson de estudar cientificamente o homem, porém em uma abrangência maior, com a visão que o ser humano está em constante construção, em que executa ações sobre o ambiente modificando-o e sendo modificado por ele, ou seja, acreditada em uma inter-relação homem-espaço.
...