A Síntese Sociologia religiosa e teoria do conhecimento
Por: higorrorizz • 12/12/2017 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
Síntese Sociologia religiosa e teoria do conhecimento
Neste estudo nos comprometemos a estudar a religião as mais primitivas e simples conhecidas a estudando para conhecer nossa realidade atual, devemos tomar cuidado pois as religiões com efeito são de valores e dignidades desiguais, elas não tem a mesma parcela de verdade, admitir q uma religião pode ajudar a entender outra não pressupõe que partem da mesma mentalidade, dos mesmos valores mentalidade e erros. Por vezes a importância teórica atribuída a essas religiões primitivas acabou passando com indicio de irreligiosidade sistemática.
E o postulado essencial da sociologia e que e uma instituição humana não permanece na mentira. Portanto quando estudamos religiões primitivas sabemos que se prendem ao real e que o exprimem, e por mais que sejam diferentes da nossa realidade expressam alguma necessidade humana algum aspecto da vida individual ou social.
Não e impossível as organizar em uma ordem hierárquica. Podendo serem superiores a outras marcadas por jogos mentais mais elevados ricas de ideias, sentimentos, conceito, e uma sistematização mais erudita, sendo igualmente religiões.
Para entender as religiões precisamos remontar até a sua forma mais primitiva e mais simples, procurar os caracteres q a definem e ver seu desenvolvimento como ela se tornou complexa. Buscar na história e na etnografia um conceito logico um puro possível, uma realidade concreta.
Não e observando as grandes religiões antigas como no Egito ou na antiguidade clássica, tratasse do denso emaranhado de cultos múltiplos, pois nem o pensamento nem a atividade religiosa estão repartido igualmente na massa dos fiéis, o menor desenvolvimento das individualidades, a extensa reduz o mínimo as diferenças de variação, voltando em situações antigas onde bem diferente das atuais podemos nos distanciar nas novas, perceber q a religião sempre existiu. E podemos analisar a nossa por fora, não so como integrantes.
Queremos nos aproximar das religiões mais inferiores não porque queremos atribuir virtudes peculiares, mas a sua própria simplicidade as torna instrutivas, porque suas experiências cômodas onde os fatos e suas relações são mais fáceis de perceber. Simplificar a religião para entende-la mais facilmente e melhor. Queremos apenas aproveita-las. Nem por isso quando o percebermos isso estará explicadas as novidades de toda espécie que se produziram na sequência da evolução. Mas, não pretendemos negar a importância dos problemas que apresentam.
Esse estudo ultrapassa o círculo das ideias propriamente religiosas, o estudo dos fenômenos religiosos fornece um meio de se rediscutir problemas que até o momento só foram debatidos por filósofos. Sabendo q os primeiros sistemas representativos que o homem teve do mundo são de origem religiosa. Toda religião e ao mesmo tempo cosmológica e especulação do divino.
...