A VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO
Por: VANESSAGEO • 19/4/2018 • Artigo • 2.017 Palavras (9 Páginas) • 321 Visualizações
[pic 1]
A VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE
GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO - BOM JESUS-PI
Vanessa dos Santos Silva1, Soly Marielle Barbosa Pereira2, Odirene Chaves Amorim3, Joniel Mendes de Araujo4, Nathalya Maria de Sousa Soares5
1 Graduanda em Licenciatura em Geografia. UFPI/Bom Jesus-PI. vanessageograf@gmail.com
2Graduanda em Licenciatura em Geografia. UFPI/Bom Jesus-PI. solymarielle@hotmail.com
3Graduanda em Licenciatura em Geografia. UFPI/Bom Jesus-PI. odirenechaves@hotmail.com
4Mestre em Ciências Biológicas (Farmacologia e Fisiologia). UFG/Goiânia-GO. niel.ma30@gmail.com
5 Especialista em Geografia. UESPI/Teresina/PI. nathalyassoares@gmail.com
Eixo temático: Geografia Escolar e Formação Docente
Resumo
A disciplina Geografia faz parte da proposta curricular na Educação Básica e tem como principal objeto de estudo o espaço geográfico. O objetivo do presente trabalho foi evidenciar os principais problemas enfrentados pelo ensino de Geografia, na ótica do aluno, apontando para a necessidade de que o mesmo deve ser mais atraente, dinâmico, comprometido com a transformação social, levando sempre em consideração e, de forma fundamental, a participação do aluno na construção de um saber geográfico escolar coerente com a realidade em que vive. Para melhor compreender a realidade em estudo, traçou-se o perfil dos alunos, através de conversa em grupo. Foram entrevistados 45 alunos do Ensino Médio, com idades variando de 14 a 20 anos. Os resultados sugerem que os alunos desejam uma aula viva, criativa, contextualizada, descontraída e questionadora. Esta questão enseja, portanto, a necessidade de um redimensionamento nas aulas, buscando novas metodologias, resinificando o ensino de Geografia.
Palavras-chave: Educação básica, Percepção de ensino, Geografia.
1 INTRODUÇÃO
A disciplina Geografia é caracterizada como uma ciência que estuda a superfície terrestre, descrição da terra e da paisagem, do espaço, da sociedade, natureza e a relação existente entre os seres humanos e o meio ambiente (MORAES, 2005; CASTROGIOVANNI et al., 2010).
De acordo com Silva et al. (2015), a disciplina Geografia faz parte da proposta curricular na Educação Básica e tem como principal objeto de estudo o espaço geográfico. Os referidos autores reiteram, ainda, que a importância dessa disciplina nos currículos escolares se dá principalmente a partir do desejo de promover o desenvolvimento crítico do aluno. Relacionado a isso, mesmo a Geografia visando construir conceitos que possibilitam os alunos compreender o presente e pensar com mais responsabilidade no futuro, o que se observa é um desinteressante por parte dos educandos, conforme aponta pesquisa Ferreira (2015), onde foi constatado que os alunos consideram as aulas de Geografia cansativa, chata e, na maioria das vezes, apenas estudam para ter a nota necessária para a provação, assim se obrigam a decorar o assunto, não vendo esse trabalho como uma fonte de aprendizado e, sim como algo sem necessidade, monótono e entediante.
Este desinteresse pelas aulas da disciplina abre uma discussão de como é importante observar e escutar os nossos alunos e as formas como eles pensam, para que possamos refletir sobre a construção teórica e prática das aulas. Diante isso, o que deve ser feito para mudar o pensamento desses alunos? E quais metodologias de ensino devem ser utilizadas para promover a atenção e consequentemente o aprendizado desses educandos? De acordo com Antunes et al. (2010), o professor educador deve propor e usar uma metodologia atual e tradicional com novidades, algo interessante, novo, surpreendente, colorido, grande e desafiador.
Com base em tudo o que foi anteriormente citado e tendo em vista a importância de promover uma metodologia de ensino mais abrangente e atual para o ensino de Geografia no Ensino Médio, o objetivo do presente trabalho foi, evidenciar os principais problemas enfrentados pelo ensino de Geografia, na ótica do aluno, apontando para a necessidade de que o mesmo deve ser mais atraente, dinâmico, comprometido com a transformação social, levando sempre em consideração e, de forma fundamental, a participação do aluno na construção de um saber geográfico escolar coerente com a realidade em que vive.
2 METODOLOGIA
2.1 Área de estudo
Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada na Unidade Escolar Jose Lustosa Elvas Filho. A referida unidade escolar, foi inaugurada em 25 de julho de 1987, pelo Governo do Estado do Piauí, com parceria do Município de Bom Jesus-PI, situada na Rua Pastor Valdeci Costa, Bairro Josué Parente. O quadro de professores é graduado e trabalham em suas respectivas áreas. É um único professor de geografia para o Ensino Médio, sendo o mesmo concursado e chega a ministrar seis aulas em uma única tarde. As dependências dão-se por 8 salas de aulas, 50 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, biblioteca, banheiro dentro do prédio, sala de secretaria, dispensa, almoxarifado, pátio coberto e pátio descoberto. Os equipamentos são computadores administrativos, computadores para alunos, TV, copiadora, equipamento de som, impressora, equipamentos de multimídia, videocassete, DVD, antena parabólica, retroprojetor simples, Impressora e retroprojetor multimídia (datashow).
2.2 Amostragem da pesquisa
Para melhor compreender a realidade em estudo, traçou-se o perfil dos alunos, através de conversa em grupo (bate-papo). Foram entrevistados 45 alunos do ensino médio, sendo 50% alunos do 1º ano, 25% do 2º ano e 25% do 3º ano, com idades variando de 14 a 20 anos.
2.3 Instrumento e coleta de dados
Para a coleta dos dados foi realizado uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola José Lustosa Elvas Filho. No questionário aplicado aos participantes da pesquisa, foram elaboradas 08 (oito) perguntas para avaliar as respostas dos alunos sobre o ensino de Geografia, sendo elas: 1 – O que vem a sua mente quando pensa em geografia? (Descreva em palavras ou frases), 2 - Quais dificuldades você enfrenta para compreender os conteúdos? 3 – Qual o grau dessa dificuldade em absorver os conteúdos trabalhados?, 4 – Você gosta da disciplina de Geografia?, 5 – O que acha das aulas?, 6 – O que chama mais a sua atenção durante as aulas?, 7 - O que você não gosta no Ensino de Geografia?, 8 - Quais atividades você considera mais importante para sua aprendizagem?
...