A África e seu contexto social
Por: aleciacarol • 31/5/2018 • Dissertação • 380 Palavras (2 Páginas) • 778 Visualizações
A população do continente africano é composta por mais de 1 bilhão e 33 milhões de pessoas. Ocorre Senhoras e senhores que, essa vasta população não tem a garantia de uma vida digna assegurada, pois, a fome, o terrorismo e conflito étnicos e epidemias são fatores constantes no dia-a-dia da comunidade.
Várias regiões do continente Africano são assoladas pela frequente crise de falta de alimentos, e como consequência há o crescimento da taxa da Desnutrição, da mortalidade além da destruição de culturas.
Ora, Senhores, estamos diante de uma questão de vida ou morte, que precisa da atenção do mundo. Trata-se de vidas, que estão sendo dissipadas, pela recusa de ajuda de países ricos a esse continente que á décadas grita por socorro. Desse modo, é evidente o descumprimento do Princípio da dignidade da pessoa humana, que inegavelmente é o norte para todos os diplomas legais do mundo.
Dessa forma, como já fora citado, outro grande problema que assola o continente são os conflitos armados, que inquestionavelmente, são fator determinante no empobrecimento dos países africanos, que tem como consequência milhões de deslocados e refugiados sem capacidade produtiva.
Diante desse cenário, a única ajuda que a população tem, são das agencias internacionais e das organizações não- governamentais que tentam assegurar as condições mínimas de sobrevivência dessas pessoas.
Ora, não é objetivando desmerecer o trabalho dessas instituições, mas o que de fato seria cabível na situação em questão, era que as autoridades competentes fizessem um verdadeiro esforço para sanar as causas dos conflitos que em sua maioria, estão associados a injustiça na propriedade de recursos naturais e na distribuição da riqueza decorrente da sua exploração.
Ante o exposto, Senhoras e Senhores, resta evidente que o continente Africano, clama por socorro. É necessário que as superpotências econômicas mundiais, se unam com o propósito de ajudar essa população que é vítima da fome, da violência, de caos da saúde pública e de diversos outros problemas sociais. Cumpre ressaltar que elas não estão rogando por nada mais que a garantia de uma vida digna destinada a qualquer ser humano.
E como já dizia um dos maiores heróis Africanos da história, Nelson Mandela: “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.” E é com essa mensagem que encerro a minha fala. Muito obrigada!
...