AD 1 GEOGRAFIA UERJ - Políticas Públicas em Educação
Por: DecoRJ2016 • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 625 Visualizações
[pic 1]
GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
POLÍTICAS PÚIBLICAS EM EDUCAÇÃO
[pic 2]
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 - AD1
[pic 3]
Professora Coordenadora: Bertha do Valle.
Professoras Tutoras: Ana Paula Monteiro, Deise Rodrigues, Fátima Alves e Stella Rocha.
Educando Cidadãos
Atualmente vivemos em um mundo capitalista, no qual os objetivos estão sempre direcionados para o lucro, e com foco nas situações práticas, prevalecendo a conveniência e circunstância do momento vivenciado. Diante disso, a correta e verdadeira doutrina está sendo infelizmente esquecida ou sobreposta pelos interesses financeiros.
A cada dia, valores como honestidade, solidariedade, respeito e cordialidade estão sendo descontinuados pela sociedade, em razão do egoísmo capitalista, onde a meta única e soberana é o lucro. Cabendo aos, injustamente desvalorizados, educadores a árdua tarefa de “ressuscitar” a dignidade moral da nação, inserindo no contexto educacional da sociedade a verdadeira democracia e os conceitos fundamentais de ética, principalmente na igualdade de direitos e deveres, práticas inclusivas, cooperação, valorização da vida, dentre muitos outros... Os profissionais do corpo docente beneficiar-se-ão dos avanços tecnológicos oriundos da modernização atual, promovendo a integração, a articulação da teoria e prática no ensino, revitalizando os conceitos e princípios da convivência harmônica na sociedade.
Para tanto, não basta aos profissionais do corpo docente o amplo conhecimento do conteúdo básico que lhes são imputados nos currículos disciplinares, mas sim toda uma postura de coerência, exemplo e decência, possuindo o bom censo, a capacidade de orientar suas atividades, tomar decisões, estabelecer as tarefas e cobrar produções individuais ou em grupo, refletindo a sua autoridade no exercício da liberdade. Seguindo um conceito básico que impossibilita o posicionamento neutro, devendo a “balança” sempre pesar para o lado ético, correto e humano.
Fundamentalmente, há de se notar no educador o comprometimento e a dedicação pelo seu propósito, pois lecionar não é uma prática simples, voltada para os descompromissados. Exige, e muito, de cada profissional, demandando amor pela atividade e empenho máximo, para alcançar resultados plenamente satisfatórios com o educando. Na minha opinião, Paulo Freire, que foi um educador, pedagogista e filósofo considerado um dos pensadores mais notáveis do mundo, Patrono da Educação Brasileira, ao delinear a Pedagogia da Libertação nos mostrou claramente a base da educação popular e a necessidade da conscientização política de jovens e adultos.
...