AS ÁGUAS DE SÃO PAULO
Por: Thaís Cezário • 21/12/2016 • Monografia • 336 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
COLÉGIO CULTURA
THAÍS CEZÁRIO DE JESUS SANTOS
ÁGUAS DE SÃO PAULO
SÃO PAULO – SP
3º SÉRIE E.M.
INTRODUÇÃO
Os rios de São Paulo são muito importantes para nós. Muitas pessoas não sabem a importância desses rios e para que eles servem. Há muitos Rios conhecidos mas somente por nomes, como por exemplo o Rio Tiete, todos veem ele como um rio poluído mas poucos sabem que a sua nascente é limpa e saudável!
Há muitas ruas e avenidas que passamos de carro, de bicicleta, de ônibus e até mesmo a pé, que não temos a mínima percepção que passamos por cima de um rio.
Hoje nós não damos a devida importância para esses rios, antigamente os rios tinham muita utilidade (deveriam continuar tendo até hoje) como transportes, recreações e fonte de renda.
Perdemos a beleza dos nossos rios para as ruas asfaltadas. Isso é normal nos dias de hoje, preferimos assim, nos acomodamos desse jeito, nascemos em uma época que “rios não são importantes” .
Hoje, podemos ver rios poluídos, e o mais incrível de se perceber é que somos nós mesmos que poluímos o homem. Podemos ver garrafas pets, sacolas plásticas, sofás, carcaças de carros e até mesmo outros itens que não deveriam estar ali, se os que são responsáveis com isso (prefeitura de São Paulo) não estão ligando para o que está acontecendo, porque o homem em sí tem que se preocupar?
1
REFERÊNCIAS
CAVALCANTE, A. São Paulo escondeu seus rios para que os carros pudessem passar. Disponivel em: <http://vadebike.org/2012/11/rios-canalizados-avenidas-sao-paulo-chuvas/> Acessado 19 de março de 2015.
TEISEN, T. Os rios invisíveis de São Paulo. Disponível em: <http://namu.com.br/materias/os-rios-invisiveis-de-sao-paulo> Acessado em 19 de março de 2015.
RIBEIRO, P. Rios (in)visíveis de São Paulo cria mapa colaborativo sobre cursos d’água concretados. Disponível em: <http://portal.aprendiz.uol.com.br/2015/01/14/rios-invisiveis-de-sao-paulo-cria-mapa-colaborativo-sobre-cursos-dagua-concretados/> Acessado em 19 de março de 2015.
AMARAL, A. IV CBJA: Rios da cidade de São Paulo são enterrados vivos. Disponível em: <http://envolverde.com.br/ambiente/urbano/iv-cbja-rios-da-cidade-de-sao-paulo-sao-enterrados-vivos/>. Acessado em 19 de março de 2015.
QUINTANILHA, R. Projeto mostra rios que correm debaixo da cidade de São Paulo. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI317131-18537,00-PROJETO+MOSTRA+RIOS+QUE+CORREM+DEBAIXO+DA+CIDADE+DE+SAO+PAULO.html>. Acessado em 19 de março de 2015.
...