As Imagens artificiais na sociedade contemporânea e no ensino de geografia
Por: sabrinabp • 20/10/2018 • Resenha • 625 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
Estágio Supervisionado III[pic 1]
Pólo: Barra do Piraí
Sabrina Pavão de Oliveira Leal Matrícula: 14212140181 [pic 2]
MIRANDA, Sérgio Luiz. AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões postais em aula. Rio de Janeiro; Rev. Bras. Educ. Geografia, p. 123 -148, jan/jun. 2011.
Resenha do artigo:
As imagens artificiais na sociedade contemporânea
e no ensino de geografia.
O artigo apresenta a aborda o tema sobre imagens produzidas artificialmente, e no que essa tecnologia pode contribuir para o ensino aprendizagem, e principalmente para os conceitos geográficos.
O tema foi utilizado por um professor de escola publica para duas classes de alunos de primeiro ao do ensino médio do período noturno, no município de Rio Claro, interior paulista. A proposta era trabalhar com imagens produzidas artificialmente, através de tecnologias, onde o aluno iria apresentar sua visão de espaço geográfico.
O resultado desse trabalho não foi bem o planejado. Os alunos se basearam em imagens de cartões postais existentes em outras cidades para começarem seu trabalho, mas o que demonstrou uma desvalorização por parte dos alunos do lugar onde viviam. Para tanto, foi realizado um trabalho com os alunos de convencimento, e demonstrar que o olhar crítico e analise, deveria partir deles e que o lugar onde viviam existem vários pontos que vistos de um novo ângulo, poderiam mostrar belezas que muitos não enxergavam.
No texto, foi citado sobre o uso de tecnologias que estão sendo adotadas para estimular e facilitar o ensino aprendizagem, e particularmente o uso pela geografia, com produção de imagens cartográficas, mapas e auxiliando na análise.
É necessário cautela na adoção do uso de tecnologias no ensino aprendizagem, pois é essencial a capacitação dos profissionais com o uso dos recursos didáticos, e forma de transmitir esses conhecimentos de forma a estimular a participação dos alunos e cuidados em dispersar sua atenção.
No ensino da geografia, esses recursos são muitas das vezes necessários para uma aula mais dinâmica e possibilitam aos alunos uma formação crítica, em analisar, interpretar, questionar e decifrar tais imagens.
No artigo o autor, nos leva a conhecer a prática do ensino aprendizagem da disciplina de geografia, com recursos visuais, que estimularam os alunos a compreenderem o espaço geográfico, utilizando seu próprio espaço, ou seja, o lugar onde vivem e não percebem o que está ao seu redor. Uma visão crítica do seu ambiente, que muitas das vezes passaram por transformações sejam elas antrópicas ou naturais, e que passam despercebidos aos olhos. Seja ela uma arvore a floresce ou uma pintura em um muro.
A técnica usada pelo professor com seus alunos, de elaborar cartões postais, levou os alunos a dar valor a sua cidade, um olhar crítico. Ao criarem cartões postais os alunos conseguiram eliminar o que consideravam indesejáveis, redimensionar as imagens, a fim de melhorar a estética, e criar novos ângulos de visão. Aperfeiçoar as técnicas adquiridas e aplicá-las em seu dia-a-dia.
Esse método trouxe a aula uma nova experiência e levou a construção do conhecimento, através do seu ambiente.
...