Atividade Processual Geopolítica Terrorismo
Por: Jeles • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 889 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
Atividade Processual Geopolítica
Terrorismo
- O terrorismo seria a prática de ações violentas por parte de grupos contra o governo, visando defender seus ideais e propósitos, sendo eles religiosos ou contra a política do país, ou seja, eles realizam ataques utilizando o terror para defender seu ponto de vista e causar medo e pânico na população, tentando, assim, convertê-los de maneira forçada. No entanto, vemos o terrorismo como apenas grupos islâmicos que fazem o uso da violência, matando vários cidadãos, porém não vemos que há nações que praticam a mesma atitude de maneira indireta, como financiando grupos terroristas( milícias), ou até invadindo países com soldados armados, para assim defender seu ideal e exercer certa influência no país, como é o caso dos Estados Unidos no Oriente Médio, que apoia determinados países ou grupos para poder se infiltrar dentro do país local, influenciando-os. Logo, a mídia visa ataques terroristas como grupos radicais islâmicos, porém não faz referência aos Estados Unidos que pratica a mesma atitude indiretamente: provoca a morte de milhares de cidadãos inocentes, para favorecer um interesse e benefício próprio.
- Tal aliança é de se causar espanto, pois Hezbollah é uma organização islâmica sediada no Líbano e considerada por muitos uma organização terrorista. Além disso, a relação entre esse grupo e os Estados Unidos nunca foi boa, já que são contra a instalação de judeus no Oriente Médio, ou seja, na época da formação do Estado de Israel, o Hezbollah foi totalmente contra, provocando assim um conflito com o país americano, que tem aliança com o Estado de Israel. Já em relação ao Irã, também é de se provocar espanto, já que esses dois países tem um histórico de conflito desde 1979, devido ao golpe da CIA e desde 1995, após o embargo econômico.
3. O terrorismo e a Palestina se relacionam, pois essa região é um ponto de diversos ataques de judeus, que com a influência dos Estados Unidos acabam gerando grandes conflitos contra o povo árabe. Tal intervenção estadunidense no Iraque, a qual ocasionou muitas mortes e destruição, fez com que o sentimento de repudio e ódio aumentasse por parte da população árabe o que, consequentemente, resultou na criação do Estado Islâmico. Diante disso, os assassinatos "direcionados" são ações que ocorrem em regiões contrarias a política norte-americana que como resultado, acabam na morte de vários civis e inocentes e assim favorecendo o crescimento do ódio frente aos países do ocidente. As aspas são usadas na palavra "direcionados' com um toque de ironia, já que os ataques matam pessoas inocentes e civis ou seja, propondo uma contraposição as verdadeiras razões de tais ataques. Já em "terrorismo" as aspas dizem respeito ao verdadeiro significado imposto, no entanto fazendo relação entre ações tomadas por nações externas que estão relacionadas em tais conflito e praticam o mesmo ato.
4. -O Acordo Sykes-Picot foi um acordo secreto entre os governos do Reino Unido e da Franca que definiu as suas áreas de influência no Oriente Médio, considerando uma possível derrota do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial. No entanto, esse acordo não respeitou as fronteiras étnicas, religiosas e políticas, causando vários conflitos. As principais razões para o acordo foi o petróleo e o Canal de Suez.Com isso, tal acordo se relaciona com a atual problemática envolvendo a situação geopolítica no Oriente Médio, uma vez que o ISIS( Estado Islâmico) não aceita a existência de um acordo que divida a região desse modo, por meio de mídias como televisão e internet, já que busca propagar a sua fé a fim de converter indivíduos a religião para assegurar o seu atual domínio da região.
...