Atividade no Portfólio: Atividade do Ciclo 3
Por: hbcagrimensura • 10/5/2022 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1]
Atividade no Portfólio: Atividade do Ciclo 3
Aluna: Helena Bernardes Cortez
De acordo com o mapa que apresenta a classificação do relevo brasileiro segundo Ross (2001), disponível na página 160, Unidade 6, da obra de Tiritan (2013), responda o que se pede a seguir:
- Em qual unidade de relevo, segundo Ross (2001), sua região ou município está inserida?
Resíduo no estado de Goiás, no município de senador Canedo Senador Canedo.
Segundo Ross (2001) a unidade do relevo se trata de:
Planaltos dos cinturões orogênicos: são planaltos caracterizados por relevos residuais de diversas litologias, na maioria das vezes são metamórficas associadas a intrusivas.
Para melhor demostrar essa descrição, abaixo está a Figura 1.
Figura 01: Unidades Morfoestruturais segundo Jurandyr L. S. Ross[pic 2]
- Quais são as principais características dessa unidade de relevo?
Essas unidades estão em áreas de estruturas dobradas correspondentes aos cinturões Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico. São encontradas nesses planaltos muitas serras, associadas aos resíduos de estrutura dobradas intensamente, atacadas por processos erosivos.
Podemos citar como principais exemplos os planaltos e as Serras do Atlântico Leste-Sudeste, os planaltos e as Serras de Goiás-Minas e as serras residuais do alto Paraguai (TIRITAN, 2013, p.159).
- Apresente fotos ou imagens que ilustrem as feições de relevo mais características da área, sempre explicando sua gênese à luz do que foi estudado nesta disciplina.
Figura 2: Mirante em Pirenópolis
[pic 3]
Fonte: Google Imagens (2022)
Na figura 2 é observado um mirante na cidade de Pirenópolis. A vista possibilita a diferenciação de alturas do relevo, caracterizando área de planalto. A face da serra possibilita visualizar o intemperismo físico e químico.
Figura 3: a) Fotografia aérea do Morro do Cristo da cidade de Senador Canedo
b) Fotografia do morro do Cristo partindo da GO 403
[pic 4]
Fonte: Google Imagens (2022)
A Figura 3 mostra o Morro do Cristo da cidade de Senador Canedo em Goiás. Nesta imagem é possível ver a diferença de altitude que caracteriza o planalto dos cinturões orogênicos. Nas cartas aeronáuticas essa área inicia a zona de proteção aeronáutica, pois é a área de aproximação do aeroporto Santa Genoveva na cidade de Goiânia.
Figura 4: Diferentes altitudes demonstrando na face das serras a ação do intemperismo químico e físico
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Fonte: Google Imagens (2022)
Na figura 3 é possível ver a formação de serra e diferentes altitudes do relevo.
Sabe-se que a água sempre procura a área mais baixa do relevo, os rios são formados pela impermeabilidade das rochas que causam acumulação de água sobre o solo, desta forma caracteriza-se a diferença de altitudes. Na figura acima é possível ver o desgaste na face das rochas, e na última imagem é possível ver ação da água passando abaixo da rocha no Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros em Goiás.
...