CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Movimentos à Necessária Inquietude do saber geográfico - novos desafios
Por: Bruna Ribeiro Vieira • 20/4/2021 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA[pic 1]
Acadêmico: Bruna Ribeiro Vieira
Metodologia e Pratica do Ensino em Geografia I
Professor Dione D. Lihtnov
Turma 2 - 3° Semestre
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Movimentos à Necessária Inquietude do saber geográfico - novos desafios.
O texto trata de uma visão mais crítica do “ser professor”, uma das abordagens é dentro do ambiente escolar, a sala dos professores, onde a cada dia que passa é mais desafiador desenvolver uma proposta docente nas condições que a sociedade proporciona.
Comparamos a escola que estudamos ensino fundamental e médio aos dias de hoje e vemos que a sociedade não mudou muito, pois a escola faz parte da sociedade tanto socialmente e culturalmente quanto como parte do espaço geográfico. Nós como futuros professores raramente nos questionamos por qual visão o aluno tem sobre o que ele entende por espaço geográfico, além de pensar em quais práticas podemos propor pra facilitar o processo de aprendizado, fazer diversas provocações acerca do que o aluno espera de uma aula, do que ele vai aprender.
Ser um sujeito professor na escola de hoje é complicado, impossível não é, porém a principio dificuldades aparecerão, pois as condições de trabalho que a sociedade nos apresenta não são fáceis, já que o espaço escolar é constituído por sujeitos. Cada sujeito traz consigo diversas vivências e isso nos traz perspectivas de sociedades e culturas diferentes, quando dentro da sala de aula, uma grande interação acontece e aprendemos sobre uns aos outros cada vez mais.
É necessário compreender o espaço da escola como um (sub) espaço geográfico, porque as interações sociais/culturais que se dão hoje mundialmente são projetadas nesse espaço e elas configuram e refletem na escola, ou seja, o (sub) espaço geográfico deve proporcionar uma construção de saberes, de conhecimento e de contribuição aos nossos valores. A única duvida desse processo todo, é se a escola que conhecemos nos dias de hoje pode ofertar aos sujeitos essa compreensão de espaço.
Para tentar responder essa questão, é importante perceber que o aluno é lúdico, ele só gosta daquilo que o interessa, e nós como professores devemos com nossos métodos captar e trazer o aluno pra dentro da sala de aula, compreendendo a arte de educar e da própria construção na sociedade.
...